Qualificação em Charlotte Roval
Tyler Reddick impediu que Shane van Gisbergen conquistasse a pole position no Charlotte Motor Speedway Roval, ao registrar o melhor tempo da classificação com uma volta de 1:25.939s, apenas 0.032s à frente do piloto de Supercars.
Essa pole é de grande importância para Reddick, que se encontra 29 pontos abaixo da linha de corte nas eliminatórias da NASCAR, à medida que se aproxima da corrida de domingo.
“Foi um esforço incrível da equipe”, afirmou Reddick. “Este tem sido um circuito onde temos sido bastante fortes. O pneu é muito diferente. Vimos isso hoje, então estou realmente orgulhoso deste Toyota Camry. Foi uma semana difícil, e é bom que conseguimos fazer o trabalho hoje. Obviamente, temos um trabalho a fazer amanhã. Fizemos um bom trabalho ao garantir a posição na pista, então vou tentar manter Shane atrás de mim e ver se conseguimos a vitória amanhã.”
Classificação dos Pilotos
Na frente de Reddick e SVG, Ty Gibbs ficou com a terceira posição, Kyle Larson garantiu o quarto lugar e Chris Buescher ficou em quinto. Michael McDowell, Christopher Bell, Chase Briscoe, AJ Allmendinger e Ross Chastain completaram os dez primeiros colocados.
Joey Logano, que se encontra em uma posição delicada nos playoffs, com apenas 13 pontos separando-o de Chastain, começará a corrida na 17ª posição.
Grupo A
Na qualificação do Grupo A, A.J. Allmendinger, vencedor do Roval de Charlotte em 2023, estabeleceu o ritmo inicial antes de ser superado por Ty Gibbs. O piloto da Joe Gibbs Racing conseguiu um tempo quase meio segundo mais rápido, liderando na metade da qualificação com uma volta de 1:26.160s.
Diversos carros enfrentaram dificuldades para encontrar aderência, resultando em incidentes menores em várias curvas. Josh Berry e Daniel Suarez tocaram na parede na saída da Curva 1, Austin Dillon passou pela chicane da reta da frente, e Kyle Busch bateu na barreira de pneus na mesma área.
Carson Hocevar, por sua vez, teve um incidente mais dramático, ao levantar voo sobre as guias na saída da chicane da reta da frente, fazendo com que seu carro girasse ao voltar ao chão.
Grupo B
O Grupo B contou com todos os 12 pilotos restantes nos playoffs, elevando a pressão e resultando em tempos mais rápidos.
Ross Chastain, que está 13 pontos abaixo da linha de corte, foi o primeiro piloto a entrar na pista. Ele teve uma volta agitada e quase perdeu o controle do carro logo antes da linha de chegada, quando seu veículo passou da parte plana para a inclinação da pista.
Austin Cindric perdeu a traseira e fez uma meia volta enquanto freava na curva 7. Christopher Bell enfrentou um problema similar ao tentar entrar fundo na curva.
Shane van Gisbergen esperou até o final da sessão para entrar na pista e foi o primeiro a registrar um tempo na casa dos 1:25s com sua volta rápida, mas acabou sendo superado por Reddick logo em seguida.
Esta é a 11ª pole na carreira de Reddick e a segunda da temporada de 2025. Ele é o único piloto ainda na disputa pelo título que não conquistou uma vitória neste ano, mas uma vitória no domingo o colocaria imediatamente na rodada de 8.
Enquanto isso, SVG está em busca de sua quinta vitória consecutiva em circuitos de rua/estrada neste ano.