Vitória da Aprilia no Grande Prêmio de Portugal
A Aprilia se destacou como o mais consistente desafiador da Ducati – alguns argumentam que está em pé de igualdade – desde a metade da temporada de MotoGP. No entanto, foi apenas no Grande Prêmio de Portugal que a equipe oficial conquistou uma vitória no domingo de 2025, totalmente merecida.
Vitórias Anteriores de Bezzecchi
Embora Marco Bezzecchi tenha vencido o Grande Prêmio da Grã-Bretanha em maio, essa vitória foi considerada dependente da aposentadoria de Fabio Quartararo, que liderava confortavelmente. Além disso, Raul Fernandez venceu o Grande Prêmio da Austrália em outubro, mas representava a equipe independente Trackhouse.
Desempenho de Bezzecchi
A paciência de Bezzecchi foi colocada à prova antes da corrida em Portugal, uma vez que ele frequentemente se mostrava o piloto mais rápido, mas não conseguia cruzar a linha de chegada em primeiro lugar nos domingos anteriores. Isso ocorreu em duas das três rodadas anteriores, na Indonésia e na Austrália. Ele se acidentou com Marc Marquez em Mandalika, e a penalização de dupla longa volta deixou a vitória nas mãos de Fernandez em Phillip Island.
Declarações Após a Vitória
Após sua vitória de ponta a ponta na pole position em Portimão, Bezzecchi expressou que sempre manteve a fé. “Conseguimos melhorar dia após dia”, disse o italiano. “Claro, sempre acreditei no projeto e sempre tive confiança na minha moto. Os engenheiros e toda a fábrica em Noale trabalharam extremamente bem o tempo todo. É verdade que no começo enfrentamos algumas dificuldades, mas depois conseguimos melhorar.”
O Caminho até a Vitória
Bezzecchi continuou a explicar: “Tem sido uma longa jornada até agora, porque começamos muito longe do ritmo dos testes de inverno e depois começamos a melhorar dia após dia, hora a hora, com a moto. E a equipe trabalhou muito bem, especialmente todo o pessoal da fábrica, que estudou e analisou 24 horas por dia, 7 dias por semana.”
Melhorias na Moto
O piloto destacou também a importância do trabalho em pista com os engenheiros, como Fabiano Sterlacchini e o piloto de testes Lorenzo Savadori, que contribuíram significativamente para a melhora da moto. “E, claro, ao pilotar mais e mais, também consegui conhecer melhor a moto. Construímos algo melhor dia após dia. É claro que ainda estamos perdendo algo. É possível ver que em algumas pistas, temos um pouco mais de dificuldade. Mas também a cada sexta-feira, estamos um pouco mais distantes do ritmo. Precisamos começar os finais de semana sempre do zero – mas, por enquanto, está indo bem e espero que possamos continuar assim.”
Situação no Campeonato
A vitória em Portugal praticamente confirmou Bezzecchi como o piloto que provavelmente terminará o campeonato em terceiro lugar, atrás dos irmãos Marquez. Ele chegará à corrida final em Valência no próximo fim de semana com uma vantagem de 35 pontos sobre Francesco Bagnaia, que atualmente ocupa o quarto lugar. Para que Bagnaia tenha alguma chance de levar o terceiro lugar, ele precisaria conquistar todos os pontos disponíveis no fim de semana, enquanto Bezzecchi precisaria não marcar pontos na Espanha.