Guenther Steiner teme que McLaren possa perder o título de pilotos da F1 de 2025
Guenther Steiner expressou preocupação de que a equipe McLaren possa arriscar a perda do título de pilotos da Fórmula 1 de 2025 se não reagir ao incidente entre Lando Norris e Oscar Piastri durante o Grande Prêmio de Singapura. A equipe, conhecida pela cor laranja de seus carros, continua na liderança do campeonato de pilotos, com seis corridas e três eventos de F1 Sprint ainda por disputar. Entretanto, o piloto da Red Bull, Max Verstappen, conseguiu reduzir sua desvantagem em relação a Piastri e Norris pela terceira vez consecutiva, após terminar em segundo lugar na corrida de domingo passado em Singapura.
Verstappen cortou as desvantagens que eram de 104 e 70 pontos em relação aos pilotos da McLaren após o Grande Prêmio da Holanda. O piloto holandês também venceu em Monza e Baku, sendo ajudado pelo acidente de Piastri durante o Grande Prêmio do Azerbaijão. Atualmente, Verstappen está a 63 pontos de Piastri e a 41 pontos de Norris.
As tensões na garagem da McLaren aumentaram após Norris colidir com Piastri durante o Grande Prêmio de Singapura, quando o britânico ultrapassou seu companheiro de equipe para assumir a terceira colocação. Norris teve que desviar para Piastri após tocar a parte traseira do carro de Verstappen na curva 3 na primeira volta.
Steiner afirma que McLaren deve apoiar Piastri para conquistar o título da F1
Steiner teme que a McLaren possa falhar em conquistar o título de pilotos da Fórmula 1 de 2025, seja com Piastri ou Norris, se a equipe não agir em resposta ao incidente entre os dois pilotos no Grande Prêmio de Singapura, o que deixou o ex-principal da equipe Haas frustrado. Piastri não conseguiu esconder sua raiva, sentindo que Norris foi excessivamente agressivo durante a corrida.
O ex-principal da Haas acredita ser “óbvio” que a McLaren deve apoiar Piastri para vencer o título de pilotos deste ano, já que ele se destacou em relação a Norris durante os dois terços iniciais da temporada de 2025. Atualmente, Norris lidera Piastri com um placar de 10 a 8 em suas prestações em corridas.
Steiner comentou no podcast The Red Flags: “Ou você deixa que eles corram ou, se está preocupado em perder o campeonato, você tem que tomar uma decisão. Você deve informar um dos pilotos e, obviamente, esse piloto deve ser Piastri, pois ele tem mais pontos que Lando.”
Ele continuou: “Sinto muito, e não é nada contra Lando, mas Oscar se colocou em uma posição melhor nas duas primeiras partes das corridas. Agora, você precisa ir e conquistar o campeonato mundial, porque se eles perderem o campeonato mundial de pilotos agora, então você terá dois pilotos insatisfeitos.”
“No mínimo, se favorecer um, você terá apenas um piloto insatisfeito… Eles precisaram competir até agora. Mas agora é como se você precisasse apoiar isso. Precisamos ganhar o campeonato.”
Steiner também destacou que o ano passado foi um fracasso para a McLaren em termos de campeonato. “Este ano, se continuarem assim em Singapura, não é um negócio fechado. Eu ainda acho que eles vão vencer, porque em algum momento eles farão o que acabei de dizer, porque caso contrário, os pilotos acabarão em desacordo entre si.”
Desafios para a McLaren apoiarem Piastri em função dos resultados de Norris
Piastri tem se mostrado o piloto superior da McLaren em qualificações este ano, obtendo a terceira posição no grid em Singapura, enquanto Norris ficou em quarto, levando o australiano a uma liderança de 10 a 8 em qualificações. Ele também lidera Norris por 3 a 0 em sessões de Qualificação para Sprint em 2025, bem como por 2 a 1 em resultados de Sprint, com mais três eventos programados.
No entanto, o acidente de Piastri que resultou em sua desistência na corrida do Azerbaijão e a ultrapassagem de Norris na primeira volta em Singapura colocaram o britânico à frente de Piastri, com um placar de 10 a 8 em resultados de Grande Prêmio nesta temporada. A diferença de 22 pontos na classificação entre os dois pilotos da McLaren favoreceu Piastri, o que reflete as duas desistências de Norris.
Norris colidiu com Piastri durante o Grande Prêmio do Canadá e se aposentou imediatamente, o que permitiu que Piastri ganhasse 12 pontos em junho. Além disso, Norris também se aposentou do Grande Prêmio da Holanda devido a um problema mecânico em agosto, o que proporcionou a Piastri a conquista de 25 pontos ao vencer em Zandvoort.
Os pontos que Piastri conquistou em Zandvoort podem ser os mais decisivos, especialmente porque Norris conseguiu recuperar seis pontos em Baku. Portanto, a McLaren pode enfrentar dificuldades para concordar com Steiner e priorizar Piastri para o título de pilotos da Fórmula 1, considerando que Norris tem apresentado um desempenho equivalente em média.