A Haas Factory Team compete com uma equipe de NASCAR Cup em tempo integral, liderada por Cole Custer, além de duas equipes de Xfinity também em tempo integral, com Sheldon Creed e Sam Mayer. Para a temporada de 2026, não haverá mudanças na formação de pilotos, mas a Haas realizará uma mudança significativa de fabricante, deixando a Ford para se unir à Chevrolet.
A mudança implica em uma nova aliança técnica, estabelecendo uma parceria com a Hendrick Motorsports e utilizando motores fornecidos por Hendrick.
“Antes de tudo, queremos agradecer à Ford pela parceria”, declarou Joe Custer, presidente da Haas Factory Team. “O apoio deles nos permitiu estabelecer a Haas Factory Team e continuamos dedicados a entregar resultados para eles tanto na Cup quanto na Xfinity até a grande final da temporada em Phoenix.”
Uma história com a Chevrolet
Essa não será a primeira vez que Gene Haas se associa à Chevrolet na NASCAR. A Haas CNC Racing utilizou carros da marca por vários anos e continuou a fazê-lo com a fundação da Stewart-Haas Racing em 2009. Juntas, as equipes conquistaram os campeonatos da NASCAR Cup Series em 2011 e 2014, mantendo a aliança com a Chevrolet até o final da temporada de 2016, quando decidiram mudar para a Ford.
Após o encerramento da SHR no final da temporada de 2024, Haas reestruturou o que sobrou da equipe e continuou com uma carta para esta temporada. Custer esteve em disputa pela vitória nas duas corridas de Daytona, mas o ano tem sido difícil, com o carro número 41 da Ford ocupando a 33ª posição na classificação, somando apenas duas colocações entre os dez primeiros.
“Pessoalmente, tenho uma longa história com a Chevrolet e a Hendrick Motorsports”, afirmou Haas em um comunicado à imprensa. “Ambos ajudaram a estabelecer não apenas minha presença como proprietário de equipe na NASCAR, mas também a presença da Haas Automation. Juntos, conseguimos construir uma equipe de corrida que competiu por vitórias e campeonatos, ao mesmo tempo em que promovemos o uso das máquinas CNC da Haas em toda a indústria de corridas e manufatura.”
A Hendrick já possui uma aliança técnica existente com a Spire Motorsports (carros de números 7, 71 e 77), além da entrada número 47 da Hyak Motorsports na Cup Series.
“Temos uma longa história com Gene e sua organização, incluindo vitórias em campeonatos juntos, então isso parece quase um retorno a casa”, disse Rick Hendrick, proprietário e fundador da Hendrick Motorsports. “Nossa relação começou há muitos anos com as máquinas CNC da Haas em nossas instalações, e sempre admirei a paixão que ele e Joe Custer têm pelo esporte e seu desejo de vencer. Estamos orgulhosos de apoiar a Haas Factory Team e entusiasmados em trabalhar juntos para conquistar mais vitórias para a Chevrolet.”