Carson Hocevar e a Nova Geração de Pilotos da NASCAR
Carson Hocevar simplesmente deseja ser o tipo de piloto que cresceu assistindo, enquanto a NASCAR trabalha arduamente para criar conteúdo que destaque essas personalidades. Este processo resultou na criação de RISING, uma série documental que será lançada no YouTube, com um novo episódio disponível às 19h (horário do leste dos EUA) todas as noites desta semana. A série destaca os jovens talentos Hocevar, Jesse Love e Rajah Caruth.
O Protagonismo de Hocevar na Série
Como o piloto destacado da Série Cup, Hocevar é considerado o personagem principal da série, e sua disposição para estar sob os holofotes é uma característica de sua personalidade, que vive sua vida de forma muito pública. Hocevar é conhecido por passar suas noites em transmissões ao vivo na plataforma Twitch, e seus planos para a offseason de inverno incluem competições em pistas de terra e em eventos de curta duração, onde será acessível a qualquer pessoa que deseje conhecê-lo.
Dessa forma, um documentário que acompanha sua jornada ao longo de toda a temporada não pareceu invasivo para ele. A série promete mostrar os altos e baixos de competir nos mais altos níveis da NASCAR.
Reflexões sobre a Autenticidade
"Eu acho que é saudável para um programa mostrar o bom, o ruim e o feio, certo?" Hocevar comentou durante uma teleconferência na segunda-feira. "Para mim, me sinto confortável sendo vulnerável diante das câmeras, porque acredito que isso é saudável. A vida não é feita apenas de momentos bons e alegres, e quando tudo é apresentado de uma forma excessivamente polida, as pessoas conseguem perceber que algo está sendo encenado ou não é autêntico. Eu quero ver o que é ‘autêntico’ e ‘real’, e há uma razão pela qual o drama e o clickbait vendem. Eu acho que os programas precisam disso."
Ele acrescentou: "Com alguns reality shows, muito do que vemos é encenado, mesmo que seja divertido, mas essa experiência foi realmente agradável para mim, pela autenticidade e pela vulnerabilidade que consegui mostrar em alguns momentos. Houve ocasiões em que foi difícil, e eu realmente desejei que não estivesse sendo filmado, mas, ao mesmo tempo, ao olhar para trás, fico contente que foi, e acredito que os fãs também ficarão."
A Nova Direção da NASCAR em Conteúdo
Esse tipo de narrativa é algo que a NASCAR tem explorado desde que contratou John Dahl como Vice-Presidente Sênior de Conteúdo em 2024. Dahl foi um dos produtores executivos originais da série 30 for 30, conhecida por sua autenticidade.
Dahl trouxe essa abordagem para a NASCAR, um estilo que se destaca nos documentários Full Speed e Earnhardt, com o executivo acreditando que o esporte possui uma rica variedade de jovens personalidades. “O que estamos buscando destacar são os personagens e as pessoas, neste caso, pilotos que estão dispostos a se abrir e não apenas apresentar uma imagem polida de suas vidas, mas que também estão dispostos a serem vulneráveis”, afirmou Dahl.
“Esses são pilotos que têm histórias interessantes e passados ricos, e vemos isso com os três ao longo desses cinco episódios. Mostramos eles como seres humanos, e à medida que expandimos nosso público para a NASCAR, buscamos contar histórias que sejam autênticas e relacionáveis, e é exatamente isso que conseguimos com RISING.”
Hocevar e sua Personalidade Autêntica
Hocevar, que às vezes é um piloto controverso nas pistas, também não hesita em compartilhar suas opiniões, independentemente de como elas serão recebidas. Essa característica se manifestou desde o momento em que chegou à cena das pistas curtas como adolescente no Berlin Raceway, e essa atitude se mantém em sua terceira temporada na Série Cup.
“Existem alguns jovens pilotos por aí, de 15 anos, que chegam à pista com roupas elegantes, parecendo vendedores”, observou Hocevar. “Eles usam camisas sociais e têm os logotipos de seus patrocinadores, na maioria das vezes negócios familiares, e tentam desempenhar um papel.”
Ele continuou: “Eu nunca tive isso. Eu chegava à pista de corrida de shorts, apenas querendo correr, e sempre pensei que, mesmo que isso fosse o que se esperava, pelo menos eu me destacava por não fazer isso.”
A Autenticidade de Hocevar em RISING
Hocevar afirma que deseja ser visto como um cara comum que tem a oportunidade de correr carros de alto nível em RISING, porque essa é exatamente sua essência. Ele não está interpretando um personagem ou arquétipo; ele apenas quer ser o piloto que teria torcido como criança.
“Este é um olhar sobre quem sou por trás das portas fechadas e como posso ser o piloto que eu admirava quando crescia”, disse Hocevar. “Temos documentários no YouTube e serviços de streaming, além de criadores de conteúdo, então isso é algo novo. Mas até mesmo participar das corridas La Mullets (evento no Freedom Factory, de propriedade de Cleetus McFarland) atraiu um número incrível de espectadores e começou com um cara apenas gravando conteúdo com seu iPhone, e é muito divertido de assistir.”
Ele concluiu: “Portanto, no final das contas, espero ajudar a crescer o esporte e não ser um deserviço para o meu eu de cinco anos que se apaixonou pelo esporte. Seria uma falta de respeito para aquele garoto e para todas as crianças como eu se eu me afastasse de ir às arquibancadas, aproveitar uma corrida da Xfinity ou da Trucks e não postar sobre as coisas que faço. Eu só espero que isso faça a diferença, porque sou apaixonado por este esporte e ver crianças com seus pais, porque eu fui aquela criança uma vez.”