Augusto Fernandez e sua Segunda Apresentação na MotoGP
Augusto Fernandez realiza sua tão aguardada segunda aparição na MotoGP com o novo protótipo Yamaha V4 durante o Grande Prêmio da Malásia deste final de semana.
Histórico de Participações na Temporada
Esta será a sétima participação de Fernandez na temporada, após ter competido em três corridas pela Pramac no lugar de Miguel Oliveira e, em seguida, em três corridas como wild-card pela equipe fábrica Yamaha.
Debut do V4 em Misano
A mais recente dessas participações foi a estreia da Yamaha V4 em uma corrida, que ocorreu em Misano. Apesar de enfrentar alguns problemas técnicos, Fernandez conseguiu conquistar pontos, terminando a corrida na 14ª posição.
Avaliação dos Pilotos da Yamaha
No entanto, o V4 recebeu avaliações mistas por parte dos pilotos de corrida da Yamaha durante o teste pós-corrida. O ex-campeão mundial Fabio Quartararo expressou preocupação ao afirmar: “Não vejo progresso nas áreas que precisamos.”
Por outro lado, seu companheiro de equipe, Alex Rins, e Jack Miller, da Pramac, mostraram-se mais otimistas, conseguindo voltar a pista com tempos que variaram entre 0,6 a 0,9 segundos mais lentos em comparação aos tempos obtidos com a atual moto Inline4 no mesmo dia.
Expectativas para a Corrida na Malásia
A grande questão agora é até que ponto o V4 melhorou desde meados de setembro, especialmente em relação ao desempenho máximo do motor, uma vez que ficou na última posição nas tabelas de velocidade em Misano.
“Estou feliz por voltar a correr. Após o GP em Misano, passou bastante tempo, mas estou muito animado para o próximo final de semana,” declarou Fernandez.
“Continuaremos a melhorar o pacote do nosso protótipo movido a V4. Estamos de volta à pista e competindo novamente.”
“Eu senti muita falta de pilotar o protótipo movido a V4, e mal posso esperar para começar o final de semana e ver o que é possível.”
Desenvolvimento do Protótipo
“Mas, claro, será mais um final de semana de desenvolvimento da moto protótipo, então o principal objetivo é estar pronto para a próxima temporada.”
Resultados Anteriores e Próximos Desafios
Fernandez terminou em quarto lugar como piloto da Moto2 no Grande Prêmio da Malásia e alcançou seu melhor resultado na MotoGP, que foi o décimo lugar, competindo pela Tech3 KTM na temporada anterior.
Após a corrida em Sepang, Fernandez e o V4 também participarão da final da temporada em Valência, antes que os pilotos de corrida testem a versão mais recente da moto no teste pós-corrida.
Perspectivas Futuras da Yamaha
Apesar do grande esforço para criar um projeto paralelo, a Yamaha ainda não confirmou oficialmente que o V4 irá substituir a máquina Inline no próximo ano, enfatizando que a nova moto deve provar ser mais competitiva.
Quartararo conquistou uma impressionante pole position com a moto atual no final de semana passado em Phillip Island, mas acabou terminando em décimo primeiro lugar na corrida.
A Yamaha espera que o novo layout da moto V4 possa ajudar a sanar sua principal fraqueza, que é a aderência traseira.