Testes da Honda em Misano
A Honda concentrou seus esforços em aerodinâmica durante os testes realizados na segunda-feira em Misano. O piloto da LCR, Johann Zarco, apareceu na pista na sessão da manhã utilizando uma nova carenagem de fibra de carbono.
Principais Inovações
A principal adição foi a nova entrada de ar, facilmente identificável pelo seu material de “prototipagem rápida”, que apresenta a cor branca. A expectativa é de que o fluxo de ar tenha sido aumentado, embora suas dimensões sejam bastante diferentes das da Ducati, que é consideravelmente maior.
Na parte superior da carenagem, a saída de ar quente foi ampliada para melhorar a liberação do calor gerado pelos radiadores e pelo motor. Durante o Grande Prêmio do último final de semana em Misano, Zarco utilizou as aletas verticais ao lado do assento, mas durante os testes, o piloto da HRC, Luca Marini, utilizou uma versão biplano, resultado de uma solução desenvolvida inicialmente pela Aprilia.
Uma alteração que não é imediatamente evidente, mas que também é interessante, foi a nova forma do “colher” na parte dianteira da roda traseira. Até o momento, essa parte tinha formas mais quadradas, enquanto uma versão mais arredondada foi testada. Isso demonstra uma análise cuidadosa de como o ar flui sob a carenagem, uma área onde os canais de ar estão sendo otimizados com precisão.
Zarco Aprova as Novas Atualizações
A cronologia do teste foi crucial para Zarco, que conseguiu apenas três pontos nas últimas três etapas do campeonato.
Embora o vencedor do Grande Prêmio da França tenha recebido algumas atualizações nas últimas semanas, ele não havia pilotado a mesma motocicleta que os pilotos da equipe de fábrica, Marini e Joan Mir, que vêm apresentando um desempenho crescente.
No GP de Misano, Zarco qualificou-se em uma posição decepcionante, ocupando o 19º lugar, mas percebeu uma diferença significativa na nova versão da RC213V durante os testes, ao experimentar um novo chassi, um novo braço oscilante e apêndices aerodinâmicos na parte traseira e laterais da motocicleta.
“Já podemos ver que nosso [pacote existente] não era tão ruim, pois estávamos melhorando ao longo do ano”, afirmou Zarco.
“Mas agora os novos itens que a Honda está trazendo ajudam a dar mais um passo, proporcionando uma sensação ainda melhor na moto, gerando mais confiança e aumentando a velocidade. Portanto, estou bastante satisfeito com isso.”
“Vamos tentar ter o melhor pacote possível em Motegi para nos dar a chance de obter um grande resultado. Acredito realmente que, com todas as novas peças combinadas, se conseguirmos entender e utilizar todo o potencial, seremos rápidos.”
Ele acrescentou: “O feedback na moto é bom e, no geral, o que é mais positivo é que, após um final de semana inteiro sob pressão e estresse, agora, a cada volta, consegui me manter calmo na moto e desfrutar novamente da pilotagem.”
“Este foi o mais importante, pois agora iremos para quatro corridas, e eu não queria ir ao Japão pensando que teria dificuldades na moto. É melhor ir ao Japão acreditando que posso ter um bom desempenho.”