Expectativas e Surpresas em Bristol
Pela segunda vez em um período de 18 meses, as equipes da NASCAR Cup Series acreditavam saber o que esperar do Bristol Motor Speedway, mas rapidamente foram surpreendidas.
Chaos e Desempenho dos Pilotos
"Caos é provavelmente uma boa palavra para começar", afirmou Adam Stevens, chefe de equipe do vencedor da corrida, Christopher Bell. "A coisa mais louca para mim é que, após a prática que todos tivemos, houve algum desgaste, mas não como o que vimos hoje. Eu apostaria minha casa que seria uma corrida normal de longas distâncias em Bristol, passando pelas etapas sem problemas. Isso não aconteceu, e ficou evidente muito cedo na primeira volta que teríamos problemas. Não estou dizendo que não é divertido correr uma corrida assim, mas seria um pouco mais divertido se você esperasse por isso, e após a prática, eu não esperava."
Stevens também observou que "obviamente está mais fresco hoje, mas não está frio, e a temperatura da pista estava provavelmente acima do limite que eu teria adivinhado que geraria uma corrida como essa. Eu diria que nós e 99% do campo não estávamos otimizados para isso. No entanto, foi divertido."
Comparações com Corridas Anteriores
A corrida de sábado à noite lembrou de forma inquietante os eventos da corrida da primavera de 2024 no mesmo circuito, quando o desgaste excessivo dos pneus se fez notar logo após a bandeira verde. Isso resultou em uma corrida de gerenciamento de pneus para os pilotos na pista, enquanto os chefes de equipe trabalhavam rapidamente para mudar a estratégia em função dos consumos de combustível e dos conjuntos de pneus disponíveis. Ao longo do percurso, o ritmo diminuiu e a ação se tornou tão frenética que, em alguns momentos, era difícil acompanhar.
Dificuldades Iniciais
AJ Allmendinger, que ocupou a pole position na noite de sábado, foi um dos primeiros a enfrentar problemas. Austin Dillon, um dos pilotos que estão na disputa pelos playoffs, não ficou muito atrás. Menos de 40 voltas após o início da corrida, o pit road estava lotado com paradas para troca de pneus sob bandeira verde.
Denny Hamlin, um dos pilotos, comentou: "Foi uma surpresa para todos nós. Em retrospecto, eu soube na segunda volta. Saí da curva, tive um momento realmente apertado, e senti que o pneu dianteiro direito começou a se desgastar. Mas eu pensei: ‘Bem, apertamos demais a configuração durante a noite.’ Mas era exatamente a mesma sensação que tive no início da corrida da primavera de 2024. Então, estava destinado a acontecer desde a volta 2."
Desempenho de Pilotos Experientes
Hamlin venceu a corrida da primavera de 2024. Naquela ocasião, parecia que os pilotos veteranos, que têm experiência em economizar equipamento e em corridas de gerenciamento de pneus, eram os melhores do campo. No entanto, Hamlin não teve a mesma sorte na noite de sábado e enfrentou dificuldades durante toda a corrida, sendo eventualmente prejudicado por um incidente que também resultou na perda da roda dianteira direita de seu carro.
A corrida da primavera de 2024 não se repetiu na corrida de outono. Quase não houve pneus que falharam, e a corrida recebeu notas baixas pela falta de ultrapassagens e por não ser visualmente atraente. E foi mais do mesmo quando a série esteve em Bristol no início deste ano.
Mudanças nos Pneus
A Goodyear introduziu um novo pneu mais macio para o lado direito na corrida de sábado à noite. Este foi o primeiro uso desse pneu em competição neste ano. O pneu do lado esquerdo, por sua vez, era familiar, tendo sido utilizado em Bristol nas últimas corridas.
Austin Cindric comentou sobre a situação: "Não tem nada a ver com o pneu. É tudo uma questão de temperatura."
Condições de Corrida
A temperatura do ar no início da noite era de aproximadamente 22 graus Celsius. No entanto, a temperatura da pista estava em torno de 32 graus Celsius, de acordo com um porta-voz da Goodyear.
Brad Keselowski disse: "Houve muito que aconteceu esta noite. Primeiro, a Goodyear, o pneu funcionou. A temperatura caiu até o limite, e tivemos uma corrida de desgaste de pneus. É tão maluco… eu não sei, existe algum cientista em algum lugar que poderia fazer um grande estudo sobre isso – como uma variação de cinco graus na temperatura da pista muda tudo de forma tão dramática. Mas eu achei que foi uma corrida realmente boa por causa do desgaste dos pneus. A parte inferior estava dominante. Muitas ultrapassagens com toques e se sentiu como Bristol em 1995 nesse aspecto."