Lançamento da Aprilia RS-GP26
A Aprilia lançou oficialmente a RS-GP26, a última moto que fabricará de acordo com as atuais regulamentações de motores de 1000cc da MotoGP. O evento ocorreu na sede da Sky Itália em Milão, onde os pilotos da Aprilia, Marco Bezzecchi e Jorge Martin, apresentaram a mais recente iteração da RS-GP, que manterá a tradicional pintura preta da fábrica.
Desenvolvimento e Objetivos
A fabricante, com sede em Noale, revelou que aprimorou todos os aspectos de seu contender na MotoGP, incluindo aerodinâmica, chassi e eletrônica. O motor V4 também passou por um “extenso trabalho de desenvolvimento” em áreas que não estão sujeitas à congelamento de motores, que entrará em vigor no início de 2025.
Durante o lançamento da moto, a Aprilia estabeleceu um objetivo claro: superar os resultados do ano anterior, que já havia sido o mais bem-sucedido da sua história na MotoGP. Pela primeira vez desde que entrou no campeonato em 2015, a Aprilia terminou como vice-campeã na classificação de fabricantes, perdendo apenas para a dominante Ducati.
Sob a nova direção técnica de Fabiano Sterlacchini, a marca italiana apresentou uma melhoria significativa no desempenho, especialmente na parte final da temporada, encerrando o ano com quatro vitórias em grandes prêmios e três vitórias em sprints.
Desempenho dos Pilotos
A maior parte dos melhores resultados da equipe foi alcançada por Bezzecchi, que se juntou à equipe no ano passado após três temporadas na VR46 Ducati. Depois de uma vitória significativa no Grande Prêmio da Grã-Bretanha, Bezzecchi se destacou como um dos principais pilotos na última parte da temporada, finalizando o ano com vitórias consecutivas em Portugal e Valência.
Essa série impressionante de resultados o elevou à terceira posição na classificação de pilotos, ficando atrás do campeão mundial Marc Marquez e de seu irmão, Alex Marquez, que corre pela Gresini.
Bezzecchi expressou sua empolgação ao comentar: “Estou feliz por finalmente poder falar sobre motocicletas novamente. Estou realmente ansioso para começar e ainda temos muito trabalho a fazer, embora, na verdade, nunca tenhamos parado: em Noale, a empresa está trabalhando intensamente e eu estou treinando continuamente. A motivação está alta, mal posso esperar.”
Jorge Martin e Compromisso com a Aprilia
Jorge Martin dará início à sua segunda temporada com a Aprilia em 2026, após um difícil primeiro ano, que foi interrompido por três lesões distintas e uma tentativa malsucedida de rescindir seu contrato. Agora totalmente comprometido com a Aprilia até o final da temporada de 2026, o espanhol retornará com o número de corrida familiar #89, após ter competido com placas #1 no ano passado, em decorrência de seu título conquistado com a Pramac Ducati em 2024.
Após sua mais recente lesão no Japão, Martin conseguiu voltar às competições na final em Valência em novembro, e passou o período de inverno focando em sua recuperação. "Após a experiência que tivemos no ano passado com a Aprilia e os testes muito importantes recentes em Valência, o objetivo agora é continuar crescendo juntos”, afirmou o espanhol.
"Certamente haverá muito trabalho a fazer no início da temporada, mas sabemos muito bem onde precisamos melhorar. Este será um ano em que quero lutar pelas posições de destaque e vencer novamente. Assim que estiver 100% fisicamente, estaremos prontos para qualquer desafio."
Manutenção do Piloto de Testes
A Aprilia também anunciou que Lorenzo Savadori permanecerá como piloto de testes em 2026, após desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento da RS-GP nos últimos anos.