Yamaha Avança no Desenvolvimento do Motor V4
A Yamaha anunciou que continuará o desenvolvimento de seu motor V4 e planeja introduzi-lo em suas motos de MotoGP a partir de 2026. Este movimento ocorre em paralelo ao programa existente com o motor de quatro cilindros em linha.
Desenvolvimento da M1 com Motor V4
A fabricante japonesa tem trabalhado em uma versão da M1 equipada com motor V4, com o objetivo de alinhar-se aos outros quatro fabricantes presentes na competição. Após vários meses de testes em segredo, a Yamaha apresentou a nova moto ao público pela primeira vez em Misano, em setembro, com o piloto de testes Augusto Fernandez participando do Grande Prêmio de San Marino como um piloto convidado.
Fernandez voltou a competir com a M1 de especificação V4 na Malásia e também está disputando a grande final do Grande Prêmio de Valência neste final de semana, utilizando um chassi atualizado.
Feedback Inicial e Decisão de Mudança
Embora o feedback inicial sobre a nova moto tenha sido misto, com o piloto estrela da equipe, Fabio Quartararo, expressando dúvidas em relação à velocidade e ao potencial do novo modelo, a Yamaha confirmou que fará a transição para o motor V4 em 2026. Em um comunicado divulgado no domingo à tarde, a fabricante revelou que o evento em Valência marcará a última vez que utilizará um motor com layout tradicional em linha.
A Yamaha Motor Co., Ltd. afirmou: “As máquinas YZR-M1 serão impulsionadas pelo motor V4 a partir da temporada de MotoGP de 2026.” O comunicado enfatiza que essa decisão está em linha com as intenções previamente declaradas da Yamaha para a transição, sublinhando a continuidade e a transparência da estratégia de desenvolvimento do motor da empresa.
Expectativas para o Novo Motor V4
A Yamaha destacou que a mudança para um motor V4 é “esperada para oferecer melhor aceleração, maior controle durante as frenagens e uma maior adaptabilidade às mais recentes exigências de pneus e aerodinâmica.” Além disso, foi confirmado que todos os quatro pilotos da fábrica para 2026, incluindo o novo contratado da Pramac e três vezes campeão do Mundial de Superbike, Toprak Razgatlioglu, pilotarão a M1 de especificação V4 no teste que ocorrerá na terça-feira em Valência. A equipe contará em sua formação de 2026 com os pilotos da equipe oficial Quartararo e Alex Rins, além da dupla da Pramac, Razgatlioglu e Jack Miller.
Reestruturação da M1
Para acomodar o motor V4, a Yamaha precisou reestruturar completamente a M1, que conquistou seu último campeonato em 2021 com Quartararo. O novo motor V4 de 1000cc será utilizado na MotoGP por apenas uma temporada, já que as regulamentações de 2027 exigem uma mudança para unidades menores de 850cc.