Trackhouse e a Cultura Vencedora na MotoGP
A equipe Trackhouse busca estabelecer uma cultura de vitória em sua crescente equipe de MotoGP, ao mesmo tempo em que se aproxima de suas raízes americanas, declara o chefe da equipe, Davide Brivio. Conhecida principalmente por sua participação na NASCAR Cup Series, a Trackhouse expandiu suas operações para a MotoGP em 2024, assumindo a antiga equipe RNF Racing.
A Identidade Americana
A equipe, localizada na Carolina do Norte, orgulhosamente apresentou sua herança ao utilizar uma pintura com as estrelas e listras no início de sua jornada na MotoGP. Além disso, a equipe está vinculada à possibilidade de contratar um piloto americano em 2025. No que diz respeito ao desempenho em pista, a equipe demonstrou progressos claros em sua segunda temporada, com uma vitória significativa no Grande Prêmio da Austrália, o que a ajudou a subir para a sétima posição na classificação das equipes, à frente da Honda.
Brivio, que anteriormente trabalhou com fabricantes japoneses como Yamaha e Suzuki, afirmou que a gestão da Trackhouse, baseada nos Estados Unidos, pode fazer uma diferença real na formação da cultura e abordagem da equipe. "Quando entrei [em fevereiro de 2024], a equipe estava em seus primórdios, mesmo que fosse baseada na estrutura da equipe anterior [RNF]", comentou Brivio à Motorsport.com. "O que a Trackhouse está tentando fazer é estabelecer uma cultura Trackhouse, uma mentalidade vencedora".
Aprendizado e Desenvolvimento
Ele continuou: "Somos uma equipe americana. No entanto, queremos fazer mais, e mais, e mais para nos identificarmos como uma equipe americana". Brivio destacou que a Trackhouse está em um processo de aprendizado contínuo, afirmando: "Primeiro de tudo, a Trackhouse está aprendendo como funciona a MotoGP e, em seguida, tentaremos implementar nossa estratégia e nossas ideias. É um trabalho em progresso".
O evento realizado no mês passado em Phillip Island marcou um momento histórico para a Trackhouse, pois conquistou sua primeira vitória na MotoGP, com Raul Fernandez triunfando em sua Aprilia RS-GP de especificação de fábrica. Foi um resultado histórico para a equipe americana, que nunca havia terminado uma corrida em posição mais alta do que a quinta.
Impulso de Confiança
Brivio descreveu essa vitória como um impulso de confiança vital para a equipe, que almeja se tornar um competidor regular nas primeiras posições nos próximos anos. "Isso foi muito importante para nós, porque na Trackhouse estamos apenas em nossa segunda temporada", afirmou. "Temos uma história muito curta como equipe e já conseguir vencer uma corrida é uma grande conquista para nós. Isso nos deixa orgulhosos, pois a Trackhouse é uma equipe da NASCAR e também é uma equipe de MotoGP. A equipe da NASCAR venceu seis corridas este ano, e nós vencemos uma".
Ele expressou a esperança de que essa vitória motive não apenas Raul, mas também toda a equipe. "Claro, é difícil vencer corridas na MotoGP. Mas nosso objetivo deve ser estar cada vez mais na frente, lutando com o grupo da alta performance – e se houver uma oportunidade, aproveitá-la. Mas é importante. Talvez isso possa nos dar mais autoconfiança para o futuro".
Relação com a Aprilia
A Trackhouse tem se beneficiado de uma relação próxima com a Aprilia, que se consolidou como o segundo melhor fabricante na MotoGP neste ano. No início da temporada de 2024, apenas Miguel Oliveira tinha acesso à RS-GP de especificação de fábrica, enquanto Fernandez recebeu a atualização no meio da campanha. Para 2025, tanto Fernandez quanto seu novo companheiro de equipe, Ai Ogura, contarão com o equipamento mais recente da fábrica desde o início da temporada.
"Estamos trabalhando com a Aprilia e estamos bastante satisfeitos com a relação", disse Brivio. "Todos nós temos material e equipamento de fábrica. E especialmente neste ano, temos exatamente a mesma moto que a equipe de fábrica". Ele acrescentou que, embora tenha levado algumas corridas para receber as atualizações ao longo da temporada, agora eles têm material idêntico e estão bem suportados. "Temos engenheiros da Aprilia trabalhando em nossa garagem. Em seguida, há engenheiros que retornam à fábrica entre as corridas. Estamos diretamente conectados com a fábrica. Temos reuniões conjuntas. Nossos engenheiros se reúnem todos os dias. Estamos trabalhando bem. Sentimos que fazemos parte da Aprilia".