Juncos Hollinger Racing confirma contratação de Rinus VeeKay para a temporada de 2026 da IndyCar
Juncos Hollinger Racing oficializou a contratação de Rinus VeeKay para a temporada de 2026 da IndyCar. O piloto holandês já tem familiaridade com a equipe, tendo conquistado o campeonato de Pro Mazda em 2018 com um carro preparado pela Juncos, além de ter obtido o segundo lugar no campeonato de Indy NXT (anteriormente conhecido como Indy Lights) em 2019.
Mudança de equipe
No início de setembro, VeeKay anunciou que não retornaria à Dale Coyne Racing após um ano com a organização. Esta será a terceira equipe diferente na qual ele competirá na IndyCar desde sua estreia em 2020, já que passou vários anos com a Ed Carpenter Racing.
O piloto, que tem 25 anos, foi descrito como o "novo piloto principal" da Juncos, que competiu na última temporada com Sting Ray Robb e Conor Daly. VeeKay é um vencedor comprovado de corridas, tendo conquistado o Grande Prêmio de Indianápolis em 2021, e é veterano de seis edições da Indy 500, onde obteve três classificações entre os dez primeiros. Ele terminou a temporada de 2025 na 14ª posição na classificação do campeonato.
Declarações de Rinus VeeKay
"Estou animado para anunciar oficialmente minha mudança para a Juncos Hollinger Racing", afirmou VeeKay em um comunicado à imprensa. "Esta é uma equipe com um verdadeiro ímpeto, grandes ambições e uma visão clara para o futuro. Há uma determinação compartilhada de competir no mais alto nível, e estou confiante de que juntos podemos alcançar grandes coisas."
“Assinar com a Juncos Hollinger Racing também parece um retorno ao lar – a Juncos Racing me deu meu início no Campeonato Pro Mazda (agora USF Pro 2000) em 2018, e continuamos juntos na Indy Lights (agora Indy NXT) em 2019, vencendo treze corridas e conquistando um título de campeonato juntos. Acredito que este é o ambiente certo para eu continuar crescendo como piloto.”
Juncos acredita que parceria com Rinus trará resultados rapidamente
A equipe Juncos terminou a temporada de 2025 na 18ª e 25ª posições na classificação por equipes, tendo alcançado a quinta colocação com Daly na corrida de encerramento da temporada em Nashville. Daly também foi responsável pela primeira chegada do time ao pódio, que aconteceu durante a temporada de 2024 em Milwaukee.
"Na Juncos Hollinger Racing, estamos totalmente focados em construir um programa capaz de manter um alto desempenho nos anos vindouros", disse o chefe da equipe, Dave O’Neill. "Temos planos empolgantes em todas as áreas da equipe – dentro e fora da pista – e trazer Rinus a bordo é um passo importante nessa direção."
"Reunir-se com Rinus parece uma continuação natural do sucesso que compartilhamos no passado. À medida que a Juncos Hollinger Racing entra em sua quinta temporada completa na IndyCar, e com Rinus trazendo seis temporadas de experiência na IndyCar com apenas 25 anos, acreditamos que esta reunião trará resultados rapidamente. Ele traz a combinação ideal de velocidade, consistência, habilidade em corrida e experiência que estamos procurando."
"Rinus será uma parte fundamental de uma nova formação de pilotos que reflete nossas ambições e visão de longo prazo. Estamos trabalhando arduamente para reunir a mistura certa de talentos para elevar nossa competitividade, e estamos confiantes de que Rinus desempenhará um papel central nesse progresso."