Ralf Schumacher percebe tensão em Andrea Stella devido a problemas com o MCL39
Ralf Schumacher observou que o chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, tem demonstrado estar ‘tenso’ no paddock da Fórmula 1, devido a um problema com o carro MCL39 que ele não parece compreender totalmente.
Apesar de ter conquistado o campeonato de construtores no Grande Prêmio de Cingapura, a McLaren enfrenta um jejum de vitórias que já dura três corridas, marcando o período mais longo sem triunfos desde o final da temporada de F1 de 2024.
A equipe britânica mostrou-se em forma dominante durante toda a temporada, vencendo 12 das 18 corridas realizadas em 2025 até o momento.
A narrativa da temporada destaca a intensa rivalidade entre os pilotos da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, que competem pelo topo da classificação da F1. Piastri atualmente lidera o campeonato de pilotos, mas sua vantagem tem se mostrado frágil nas últimas corridas, com Max Verstappen se aproximando e se tornando uma ameaça para os pilotos da McLaren, enquanto busca conquistar seu quinto título consecutivo.
Situação de Max Verstappen e a pressão sobre McLaren
O piloto holandês Max Verstappen conseguiu recuperar uma quantidade significativa de pontos após estar a 104 pontos atrás no final de sua corrida em casa, realizada em agosto. Após exibições dominantes em Monza e Baku, onde venceu suas primeiras duas corridas consecutivas nesta temporada, e resistindo aos ataques de Norris em Cingapura, Verstappen agora está a 63 pontos da liderança, em um momento em que a dominância da McLaren parece estar se esvaindo.
Em um episódio recente do podcast Backstage Boxengasse, o ex-piloto de F1 Ralf Schumacher comentou sobre a mudança de comportamento que observou em Andrea Stella desde a última vez que um piloto da McLaren subiu ao lugar mais alto do pódio. Em relação às chances da McLaren no próximo Grande Prêmio dos Estados Unidos, Schumacher expressou: “De alguma forma, tenho a sensação de que os dois não conseguirão sair da primeira curva.”
Ele continuou: “E então, claro, isso se tornará um problema e Max Verstappen vencerá, porque a próxima corrida será no Texas, que se adapta bastante à Red Bull, e pode ser difícil novamente para a McLaren, que, por acaso, agora está parecendo bastante tensa.”
Schumacher também observou que “quem conhece Andrea Stella sabe disso, porque a dominância deles parece ter desaparecido de repente, e isso é algo que eles não entendem de forma alguma e não podem se permitir no final da temporada.”
A pressão aumentou consideravelmente no acampamento da equipe de Fórmula 1 baseada em Woking, especialmente devido ao fato de que a disputa pelo título entre seus dois pilotos se intensificou nas últimas corridas. Piastri e Norris agora estão autorizados a competir abertamente entre si, conforme orientações da equipe, já que a direção do campeonato deve alcançar um ponto crítico nas últimas rodadas da temporada.
Atualizações na Red Bull e seus impactos na McLaren
Um dos fatores que contribuem para o declínio da dominância da McLaren é o fato de que a Red Bull continua a atualizar o carro de Max Verstappen, o RB21. O quatro vezes campeão mundial ainda possui uma chance de incrementar sua contagem de títulos.
No entanto, essa estratégia pode se voltar contra eles, já que suas ações podem impactar negativamente o desempenho do carro que utilizarão na temporada de 2026. Uma teoria que circula nos bastidores é que a Red Bull já está ciente de que o desempenho de seu carro de Fórmula 1 para a próxima temporada estará abaixo do esperado, levando-os a fazer tudo o que podem para finalizar a atual campanha de forma positiva, visando satisfazer seu piloto estrela.
Contudo, para que Verstappen tenha sucesso, ele precisará de uma sequência de resultados favoráveis. Não basta simplesmente vencer todas as corridas; ele também necessitará que os pilotos da McLaren falhem em suas tentativas de somar mais pontos em suas respectivas contagens de campeonatos.