Marc Marquez Reflete Sobre a Possibilidade de Conquistar o Título de 2025
Situação Atual no Campeonato
Marc Marquez declarou que preferiria não garantir o título da MotoGP de 2025 no próximo Grande Prêmio de San Marino, pois isso indicaria que seu irmão, Alex, teve um desempenho desastroso em sua corrida em casa, em Barcelona. O piloto mais velho, Marquez, chegou ao Grande Prêmio da Catalunha na quinta-feira com uma vantagem de 175 pontos no campeonato, tendo se mantido invicto nas últimas sete corridas.
O Desafio em Barcelona e Misano
Se o piloto da Ducati conseguir aumentar essa vantagem em mais 47 pontos nas próximas duas corridas, em Barcelona e Misano, ele poderá assegurar seu sétimo título na categoria principal antes da etapa na Ásia. Embora não seja fácil criar um espaço tão grande em apenas duas corridas, Alex Marquez, da Gresini, enfrenta dificuldades desde sua lesão no Grande Prêmio da Holanda, acumulando apenas 17 pontos nas últimas duas etapas.
Isso abre a possibilidade para que o piloto da Ducati conquiste o título em Misano, que é o território do seu rival na MotoGP, Valentino Rossi. Em meio a interesses conflitantes entre o sucesso esportivo e os laços familiares, Marc Marquez afirmou estar disposto a esperar até outubro para assegurar o título e concluir seu notável retorno após as lesões que sofreu em 2020.
As Palavras de Marc Marquez
“Eu gostaria de ter a ‘bola do título’ o mais rápido possível, mas prefiro que isso aconteça no Japão ou na Indonésia, porque se eu conseguir em Misano, isso significa que meu irmão teve um fim de semana desastroso aqui na Catalunha”, disse o piloto de 32 anos. “Se eu manter o foco, é uma questão de tempo. Mas, neste caso, eu prefiro um bom fim de semana para meu irmão do que a ‘bola de jogo’ em Misano.”
Expectativas para o Grande Prêmio da Catalunha
Antes do Grande Prêmio da Catalunha, Marquez admitiu que odiaria Barcelona se não fosse sua pista natal, mencionando suas dificuldades anteriores no circuito de 4,6 km. No entanto, apesar de sua forma atual, que o coloca como favorito para a vitória neste fim de semana, o espanhol reconheceu que precisará trabalhar mais em Barcelona para se manter na parte de cima do pelotão.
“Como todo ano, aqui em Montmelo, sei que preciso trabalhar um pouco mais do que em outros circuitos para tentar alcançar o nível mais alto, que é o objetivo durante o fim de semana”, afirmou. “É verdade que é um dos meus piores circuitos no calendário, mas o fato de ser o GP em casa me dá uma motivação extra na corrida de sprint e na corrida principal. É onde tentaremos marcar o máximo de pontos.”
Dominância de Marquez na Temporada
Marquez está desfrutando um dos períodos mais dominantes da história da MotoGP, com o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, realizado em maio, marcando a última vez em que ele não subiu ao topo do pódio. Até agora, ele venceu 10 dos 14 Grandes Prêmios, além de 13 triunfos em corridas de meio percurso.
A Ameaça à Sua Sequência de Vitórias
Contudo, o seis vezes campeão da MotoGP admitiu que sua sequência de vitórias pode chegar ao fim neste fim de semana em Barcelona, destacando que a ameaça à sua série de triunfos pode vir tanto de dentro quanto de fora da Ducati. Questionado se o Grande Prêmio da Catalunha poderia ser seu fim de semana mais desafiador desde o início de sua sequência dominante em Aragão, ele respondeu: “Pode ser. Talvez seja a hora de parar essas vitórias consecutivas. Não sabemos.”
“Vamos tentar trabalhar para isso, vamos lutar pela liderança. Mas é verdade que não só Alex [Marquez] é forte, mas também Pecco [Bagnaia] venceu nos últimos dois anos aqui. Ele ganhou nas duas últimas corridas de domingo aqui no ano passado [Grande Prêmio da Catalunha e Grande Prêmio da Solidariedade], então vamos ver o que conseguimos fazer.”