Admiração de Pedro Acosta por Pol Espargaro
Pedro Acosta expressou sua admiração pelo piloto de testes da KTM, Pol Espargaro, após as suas impressionantes participações durante a temporada de MotoGP de 2025. Espargaro, que se aposentou da MotoGP ao final de 2023, participou de cinco corridas neste ano como substituto do piloto lesionado Maverick Vinales.
Desempenho Notável
O piloto de 34 anos obteve resultados entre os dez primeiros em quatro das cinco corridas em que participou e também garantiu uma entrada direta na Q2 em Phillip Island, Sepang e Portimao. Durante suas aparições, Espargaro frequentemente se comparou favoravelmente aos pilotos regulares da KTM, demonstrando que ainda se mantém competitivo na categoria principal, mais de dois anos após o grave acidente em Portimao que levou à sua aposentadoria.
A velocidade de Espargaro chamou a atenção de Acosta, que acredita que seu colega de equipe fez um forte argumento para um retorno em tempo integral. “Existem pessoas que deveriam reconsiderar fazer do Pol um piloto permanente no campeonato novamente”, afirmou Acosta em Portimao. “Eu o recomendaria a qualquer um no campeonato. Neste ano, ele veio a várias corridas, esteve [quase] sempre na Q2 e [se não tivesse] se aquecido e caído [na Malásia], ele sempre estaria entre os 10 primeiros [nas corridas].”
Acosta continuou, “Pol está vindo aqui sem pressão, está se divertindo muito. Na Austrália, isso me ajudou muito a andar atrás dele. Ele é muito aberto a trabalhar e ajudar a fábrica. É sempre bom ter um piloto assim. Ele pilota a moto de uma maneira semelhante à minha, agressivamente com o pneu dianteiro, e é bom para mim ter opções de alguém com experiência e os dados de alguém que é rápido.”
O Fogo Interior de Pol Espargaro
Espargaro sofreu lesões na mandíbula, nas costas e no pulmão durante um grave acidente nos treinos para a abertura da temporada de MotoGP de 2023 em Portugal. Ele só retornou às pistas na nona rodada do ano e, após alguns resultados insatisfatórios em seu retorno, foi dispensado pela KTM, que optou por Acosta para a equipe Tech3.
Após a mudança para o papel de piloto de testes no ano passado, Espargaro desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da RC16, com seu desempenho recente nas corridas aumentando sua relevância dentro da fábrica. Seu irmão mais velho, Aleix Espargaro, que se aposentou ao final de 2024 após ajudar a Aprilia a se tornar uma força competitiva, afirmou que Pol ainda tem desejo de competir na MotoGP. “É impressionante o que o Pol está fazendo”, disse o piloto de 36 anos.
Aleix continuou, “Eu decidi parar. Eu não tenho mais o fogo dentro de mim. Eu não quero lutar por vitórias. Eu tento fazer meu trabalho da melhor maneira possível. Não quero realmente correr neste nível de alto risco. Com Pol, a história é completamente diferente. Ele é um piloto supertalentoso. Ele ainda tem o fogo dentro de si. Ele nunca diz: ‘Eu quero parar de correr’.”
“Ele quer provar [para] não apenas para todos, mas também para si mesmo, que após o grande acidente [em Portimao], ele ainda é rápido. Eu acho que ele provou isso. É incrível o que ele fez. Eu falo com ele todos os dias após cada sessão, e eu o aplaudo muito pelo que ele fez, especialmente em Portimao [este ano]. Para mim, após o primeiro dia em que ele foi para a Q2, eu quase chorei. Para mim, foi um dos dias mais difíceis da minha vida. Passar por tudo isso foi super corajoso e incrível.”
Oportunidade na WSBK
Aleix Espargaro também revelou que Pol teve uma chance de mudar para o Campeonato Mundial de Superbike (WSBK) em 2026, mas optou por permanecer na MotoGP como piloto de testes da KTM, uma decisão que ele acredita ser a correta. “Após sua primeira substituição, quando ele fez uma corrida realmente boa em Balaton, ele teve essa [oportunidade na WSBK]”, disse o piloto de testes da Honda.
“Ele pensou muito sobre o que fazer. Eu dei minha opinião. Ele esteve perto, mas ao mesmo tempo, a KTM mostrou a ele que realmente precisava dele para os testes. Talvez no começo da temporada, ele não estivesse muito feliz porque a KTM não tinha muitos testes e não tinha wildcards. Por isso, ele teve algumas dúvidas. Esta é apenas a minha opinião e as opiniões podem ser diferentes, mas ser piloto de testes em uma grande fábrica neste ponto de nossas carreiras é melhor do que correr em Superbikes.”
“Cada um pode escolher seu futuro, mas eu acho que Pol tomou a decisão certa. Essas corridas apenas lhe dão mais credibilidade dentro da KTM.”