Oscar Piastri tem nova chance de interromper a ascensão de Lando Norris e Max Verstappen na corrida pelo título da F1 no GP da Cidade do México
O piloto Oscar Piastri terá uma nova oportunidade de quebrar a dinâmica positiva que Lando Norris e Max Verstappen estão construindo na disputa pelo título de pilotos da Fórmula 1 durante o Grande Prêmio da Cidade do México. A temporada de F1 de 2025 prossegue no Autódromo Hermanos Rodríguez neste final de semana, logo após Verstappen conquistar uma dobradinha no Circuito das Américas (COTA) na semana passada. O piloto da Red Bull, Verstappen, venceu tanto a Sprint quanto o Grande Prêmio dos Estados Unidos, recuperando-se de maneira decisiva na luta pelo campeonato.
Atualmente, Verstappen está 40 pontos atrás do rival da McLaren, Piastri, no topo da classificação de pilotos, antes da 20ª etapa das 24 programadas para esta temporada, que ocorrerá no GP da Cidade do México. Norris ocupa a segunda posição no campeonato, com uma diferença de 14 pontos em relação ao seu companheiro de equipe Piastri, restando ainda cinco Grandes Prêmios e duas Sprints nesta temporada.
Piastri observou sua vantagem no campeonato de pilotos diminuir a cada corrida desde que venceu o Grande Prêmio da Holanda, no final de agosto. Verstappen deixou sua corrida em casa enfrentando uma desvantagem de 104 pontos em relação ao australiano, enquanto a aposentadoria de Norris em Zandvoort o deixou 34 pontos atrás da liderança.
McLaren teme a degradação dos pneus para Lando Norris e Oscar Piastri no GP da Cidade do México
A colisão que Piastri teve com Norris na corrida em Baku e a falta de desempenho no Grande Prêmio dos Estados Unidos, além do acidente que resultou na batida com Norris na Sprint em COTA, foram os mais severos para o piloto australiano. No GP da Azerbaijão, Verstappen superou Piastri em 25 pontos, e na corrida em Austin, a diferença foi de 23 pontos.
A Red Bull pode esperar que Verstappen reduza ainda mais sua desvantagem em relação a Piastri no campeonato durante o GP da Cidade do México. O piloto já venceu cinco vezes no Autódromo Hermanos Rodríguez anteriormente, e o traçado deve se adaptar bem ao carro RB21, o que pode trazer dores de cabeça para a McLaren.
Segundo informações da FunoAnalisiTecnica, a McLaren “teme particularmente” a possibilidade de degradação dos pneus para Piastri e Norris na corrida de domingo, já que a Pirelli selecionou os pneus C2, C4 e C5 como compostos duro, médio e macio, respectivamente, para combater os baixos níveis esperados de degradação.
O piloto da Red Bull, Verstappen, provavelmente se beneficiará da esperada falta de gerenciamento de pneus. Contudo, a McLaren teme que Piastri e Norris enfrentem degradação dos pneus, uma vez que os pilotos da equipe sofreram “bastante” com o superaquecimento do eixo traseiro durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos no fim de semana passado.
Max Verstappen busca punir os temores da McLaren e reduzir sua desvantagem de 40 pontos em relação a Oscar Piastri
A colisão de Piastri com Norris no início da Sprint em COTA no último sábado obrigou a McLaren a comprometer as configurações dos carros de seus pilotos para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, devido à falta de dados de longas corridas. No entanto, a configuração que Piastri adotou não o colocou em condições de competir na parte da frente.
Enquanto Norris terminou o Grande Prêmio dos Estados Unidos na segunda posição, somando 18 pontos, após também ter se qualificado em P2 em COTA, Piastri subiu da sexta posição no grid para terminar em P5, conquistando apenas seis pontos. Piastri também terminou a corrida em Austin a 29,678 segundos de Verstappen e a 21,719 segundos de Norris.
Agora, Verstappen pode se sentir confiante em reduzir ainda mais sua desvantagem de 40 pontos em relação a Piastri na classificação, o que os temores da McLaren antes do GP da Cidade do México podem apenas intensificar. Vale lembrar que Piastri alcançou a oitava posição durante suas duas aparições anteriores no GP da Cidade do México, em 2023 e 2024.