McLaren observa de perto e teme a possibilidade de Max Verstappen conquistar o título de Fórmula 1 em 2025
A equipe McLaren está atenta e pode estar preocupada com a possibilidade de Max Verstappen conquistar o título de Fórmula 1 em 2025. De forma inesperada, o piloto holandês lançou uma ofensiva que pegou todos no paddock da Fórmula 1 de surpresa, inclusive ele mesmo. Com o apoio da Red Bull, que se recusa a desistir do RB21, agora se desenha uma intensa disputa entre três equipes, com cinco corridas restantes na temporada.
Desempenho de Verstappen e a disputa pelo campeonato
Atualmente, Verstappen está 40 pontos atrás de Oscar Piastri no campeonato de pilotos, mas ele tem acumulado uma grande quantidade de impulso. Em cada uma das últimas cinco corridas, o piloto terminou entre os dois primeiros colocados, superando ambos os pilotos da McLaren com grande facilidade. A Red Bull recuperou sua confiança e já começou a adotar táticas para pressionar os rivais. No Circuito das Américas (COTA), por exemplo, a equipe foi multada por interferir na fita de grid de Lando Norris, uma referência que ajudaria o piloto em suas largadas. A corrida da McLaren foi prejudicada por questões relacionadas à altura do carro, e a equipe está ciente das áreas que precisa melhorar.
LEIA MAIS: Lando Norris acaba de quebrar o recorde de 37 anos da McLaren, anteriormente detido por Alain Prost, no Grande Prêmio dos Estados Unidos.
Martin Brundle afirma que o ‘trunfo’ da McLaren é ter dois pilotos contra Max Verstappen
O piloto Lando Norris enfrentou um problema “horrível” e teve dificuldades para realizar ultrapassagens no Grande Prêmio dos Estados Unidos. Essa situação é um desafio que ele também enfrentou em 2024. No entanto, ele estava significativamente à frente de seu companheiro de equipe, o que o ajudou a reduzir a diferença na classificação do campeonato, mas ele esperava um desempenho melhor de si mesmo.
É possível que Norris pudesse ter vencido na corrida de domingo, mas a McLaren adotou uma abordagem conservadora em sua configuração, dado que dispunha de poucos dados para embasar suas decisões. Uma dupla aposentadoria na primeira volta da corrida sprint prejudicou severamente o final de semana da equipe, deixando-os em uma posição de incerteza.
Apesar de ter cometido um erro significativo, Norris conseguiu encontrar uma solução alternativa, enquanto Piastri parecia estar muito atrás dele. Isso não tem sido comum em 2025, mas para o restante da temporada, Martin Brundle, comentarista da Sky Sports F1, acredita que a McLaren possui um ‘trunfo’ que a Red Bull não tem.
“O trunfo da McLaren é que são dois contra um, e eles precisarão usar isso muito bem em cada final de semana de GP até e incluindo Abu Dhabi,” declarou Brundle.
Embora Yuki Tsunoda tenha apresentado melhorias, ele ainda não está suficientemente inserido na disputa para influenciar a estratégia da Red Bull. Se houve um momento para ele se destacar e contribuir para a equipe, esse momento é agora, pois eles mais do que nunca precisam dele na luta contra a McLaren.
LEIA MAIS: A ‘diferença marcante’ entre os humores de Oscar Piastri e Lando Norris após o acidente no GP dos Estados Unidos.
Por que Max Verstappen não se preocupará com o ‘trunfo’ da McLaren na disputa pelo título da F1
Nos últimos anos, Verstappen se acostumou a lutar por vitórias e pódios com o apoio de um piloto que atua como uma espécie de “escudeiro”. Isso significa que, na Red Bull, a dinâmica permanece a mesma. Por outro lado, a McLaren deve aceitar que ter dois carros na disputa pode se tornar um obstáculo nas próximas semanas.
É difícil imaginar que Norris ou Piastri estejam dispostos a colaborar entre si, especialmente quando ambos estão competindo um contra o outro por posições de destaque. Essa situação pode gerar um certo nível de tensão dentro da equipe, enquanto seus rivais podem se mostrar mais relaxados em relação ao contexto. Essa diferença no clima pode acabar favorecendo a Red Bull em sua busca pela vitória.