O atual campeão mundial de MotoGP, Marc Marquez, afirmou que “dói vê-lo” Pecco Bagnaia enfrentando dificuldades ao longo da temporada de 2025.
Quando o piloto de 32 anos foi anunciado no ano passado como integrante da equipe oficial da Ducati, esperava-se que a disputa pelo título de 2025 fosse acirrada entre ele e Bagnaia.
No entanto, logo no início da temporada de 2025, Bagnaia não apresentou o mesmo desempenho que o consagrado bicampeão dos anos anteriores, e a sua temporada se tornou ainda mais imprevisível desde a pausa de verão.
O piloto passou de uma dupla não pontuação em Misano para dominar o Grande Prêmio do Japão, mas, em seguida, enfrentou dois finais de semana desastrosos na Indonésia e na Austrália, onde não teve ritmo algum.
Bagnaia conseguiu sair da Q1 para a pole em Sepang e dominou a corrida sprint, mas um furo no pneu o impediu de subir ao pódio na corrida principal.
No Grande Prêmio de Portugal, realizado no último fim de semana, ele terminou em uma difícil oitava posição na corrida sprint e se acidentou enquanto estava em um distante quarto lugar na corrida principal.
Com uma rodada restante na temporada, Bagnaia está em risco de terminar a competição na quinta posição da classificação geral dos pilotos.
Marquez afirma que Bagnaia “não esqueceu como andar de moto”
Bagnaia e a Ducati realizaram diversas alterações em sua moto GP25 ao longo da temporada de 2025 para tentar recuperar a confiança na dianteira que ele tem perdido.
O gerente da equipe Ducati, Davide Tardozzi, declarou em Portugal que a marca “fez tudo o que podia” para ajudá-lo, mas ainda não foi encontrada uma solução definitiva.
Durante uma coletiva de imprensa da Estrella Galicia na terça-feira, Marquez disse que “seria a melhor coisa para o projeto da Ducati” que Bagnaia recuperasse sua forma.
“Dói me ver assim”, afirmou.
“Pecco passou por uma verdadeira montanha-russa este ano, que eu não acho que nem ele consiga explicar, devido à diferença em seus sentimentos.”
“O melhor que poderia acontecer a ele seria a chegada do inverno, para que ele pudesse reiniciar.”
“Ele não esqueceu como andar de moto. Vimos isso em Motegi. Seria a melhor coisa para o projeto da Ducati.”
Marquez se recupera de lesão e já não usa a tipoia
Marquez está ausente desde que sofreu uma lesão complicada no ombro em um incidente com Marco Bezzecchi durante o Grande Prêmio da Indonésia e não participará da corrida final em Valência.
O sete vezes campeão de MotoGP teve a tipoia removida de seu braço direito após uma consulta com seus médicos na segunda-feira, e afirmou que sua reabilitação está “indo bem”.
“Não fiquei entediado, não tive tempo para isso”, afirmou.
“Nos concentramos nesses dias em desacelerar e depois iniciar a reabilitação. Está indo bem.”
“Ontem fiz minha consulta com os médicos, e já estou fora da tipoia. Estamos realizando os movimentos típicos do braço no dia a dia.”