Lewis Hamilton e a Manutenção da Força Mental e Física
Lewis Hamilton compartilhou detalhes sobre como ele se mantém mentalmente e fisicamente forte, além de como seu treinamento mudou ao longo dos 19 anos em que está na Fórmula 1.
Idade e Mudanças na Abordagem de Treinamento
Com 40 anos, o britânico é o segundo piloto mais velho do grid, atrás do bicampeão Fernando Alonso, que tem 44 anos. Ao longo dos anos, a abordagem de Hamilton em relação ao treinamento e seus parâmetros não negociáveis evoluíram.
A Importância do Treinamento como Terapia
"Quando eu era mais jovem, eu acho que o treinamento era realmente minha terapia – e ainda é, especialmente as corridas. É onde eu consigo pensar melhor", afirmou o sete vezes campeão ao falar sobre como mantém sua força mental em entrevista à revista Men’s Health.
Hamilton revelou que acrescentou à sua rotina práticas como yoga e exercícios de respiração. "O trabalho de respiração provavelmente foi o que levei mais tempo para incorporar, pois exige tempo. Depois, a meditação", explicou.
O Papel do Banho de Gelo e Afirmações Positivas
Ele também comentou sobre a eficácia do banho de gelo em sua rotina. "Acho que o banho de gelo ajuda com isso também, porque você precisa aprender a respirar e a superar os pensamentos de querer desistir, de querer sair. Essas coisas realmente me ajudam a permanecer positivo ao longo do ano", disse Hamilton.
Ele destacou ainda a importância das afirmações positivas. "As afirmações positivas são provavelmente a coisa mais importante de todas. Quando você está escovando os dentes ou começando seu dia, dizer afirmações positivas sobre como seu dia vai ser, qual é seu objetivo, como você vai se sentir, como abordará o trabalho ou encontrará pessoas. Quando você fala positivamente sobre si mesmo, seu corpo reage a isso", completou.
Mudanças na Rotina de Treinamento ao Longo da Carreira
Ao detalhar as mudanças que implementou ao longo de sua longa carreira, Hamilton afirmou: "Mudou, progrediu, evoluiu. Eu ainda amo correr – eu corri esta manhã. Fiz uma corrida que varia entre seis e oito milhas. Depois, um banho de gelo. Mas antes de tudo isso, o alongamento é a primeira coisa que faço assim que saio da cama."
Ele continuou explicando sua rotina de treinamento: "À tarde, posso fazer uma sessão de HIIT, mas não posso fazer muito levantamento de pesos, porque senão fico muito pesado. Então, na maioria das vezes, é Pilates e yoga."
Transição para a Ferrari
Hamilton se juntou à Ferrari antes da temporada de 2025, após uma passagem de 12 anos pela Mercedes, durante a qual conquistou seis de seus sete títulos de campeão. Embora seu primeiro ano na equipe de Maranello não tenha trazido os resultados esperados, ele está de olho nas mudanças de regulamento em 2026 para se reorganizar e se reorientar.