Previsão sobre Lewis Hamilton
O campeão da Fórmula 1 de 2009, Jenson Button, fez uma previsão sobre as mudanças de regulamento que entrarão em vigor em 2026, afirmando que essas alterações poderão revelar Lewis Hamilton "ou em sua melhor forma, ou um Lewis que talvez decida se afastar" da categoria.
Mudança de Equipe
Hamilton fez uma transferência significativa da Mercedes para a Ferrari no início de 2025, após um bem-sucedido período de 12 anos com a equipe de Brackley. Durante sua trajetória na Mercedes, o piloto britânico conquistou seis dos seus sete títulos mundiais e oito títulos de construtores.
Após se juntar à equipe de Maranello, Hamilton enfrentou dificuldades inesperadas para se adaptar ao novo time, à nova língua e à unidade de potência diferente. O chefe da equipe Ferrari, Fred Vasseur, admitiu anteriormente que tanto ele quanto o sete vezes campeão do mundo "subestimaram" a dificuldade da mudança.
Desempenho na Temporada Atual
Embora Hamilton tenha encontrado obstáculos em sua primeira temporada com a Ferrari, ele ocupa a sexta posição na classificação dos pilotos, somando 125 pontos. O piloto conquistou sua primeira vitória em uma corrida sprint com a equipe na China, e seu melhor resultado em Grandes Prêmios até o momento neste ano foi o quarto lugar, alcançado nas corridas da Emilia-Romagna, Áustria e Grã-Bretanha.
"We’ve seen some brilliance through the year," Button afirmou à Sky Sports F1 em Cingapura. "Eu levo isso de volta à corrida sprint de Xangai, que foi muito impressionante. Não é o suficiente consistente ao longo do ano para que ele tenha aquela confiança no carro."
Adaptação e Desafios
Button também destacou que Hamilton não tem mais a equipe de pessoas ao seu redor como teve por muitos anos durante sua fase na Mercedes como campeão mundial. "Isso leva um tempo", completou.
O ano de 2026 trará uma nova onda de regulamentos para o campeonato, e Button acredita que essa mudança será um ponto de virada significativo para o piloto de 40 anos.
Expectativas para 2026
"Com a nova mudança de regulamento, que é enorme para o próximo ano, é quando veremos Lewis em sua melhor forma, ou um Lewis que talvez decida se afastar", acrescentou Button.
Hamilton comentou sobre seu progresso com a equipe liderada por Vasseur após o Grande Prêmio do Azerbaijão. "Acho que ainda há algumas melhorias a serem feitas em termos de quão agressivo posso ser. O carro tem sido bastante instável, então ainda não estou 100% confiante ao frear quando estou atacando. Na última corrida, eu estava, mas nesta corrida, não senti isso tanto com a configuração que acabamos tendo", explicou Hamilton.
"É meio louco, porque temos progredido, mas realmente não tivemos resultados nas últimas corridas. Mas não é que não haja progresso, então acho que podemos fazer um bom final de semana e obter um bom resultado", concluiu o piloto.