Hamilton lidera a primeira sessão de treinos do Grande Prêmio da Itália
Lewis Hamilton foi o piloto mais rápido na primeira sessão de treinos do Grande Prêmio da Itália, superando seu companheiro de equipe na Ferrari, Charles Leclerc.
Desempenho de Hamilton
Hamilton fez sua volta mais rápida nos últimos cinco minutos da sessão, alcançando a liderança com um tempo de 1m20.117s, utilizando um conjunto de pneus macios já usados. Os tempos destacados nos setores dois e três garantiram ao britânico o primeiro lugar em sua estreia como piloto da Ferrari em um Grande Prêmio da Itália.
Leclerc e problemas com os comissários
Charles Leclerc terminou a sessão em segundo lugar, tendo registrado seu melhor tempo cerca de 15 minutos antes do fim da atividade. O monegasco foi o mais rápido no primeiro setor, o que fez com que a Ferrari se destacasse como o carro mais veloz em todos os setores em seu Grande Prêmio caseiro.
No entanto, Leclerc enfrentou uma breve investigação por parte dos comissários, que consideraram a possibilidade de uma punição após ele ter ultrapassado um carro da Sauber durante uma bandeira vermelha, que foi acionada para retirar a sujeira da pista. A questão foi rapidamente resolvida, pois ficou claro que Leclerc não tinha como evitar a ultrapassagem, mesmo tendo acionado os freios assim que as bandeiras vermelhas foram exibidas.
Carlos Sainz e Max Verstappen
Carlos Sainz foi um dos pilotos que melhorou seu desempenho no final da sessão, completando o top três, com um tempo que ficou a 0.533s do líder. O piloto da Williams superou Max Verstappen por apenas 0.042s.
Verstappen se mostrou um concorrente próximo aos pilotos da Ferrari no setor médio, que é dominado pela chicane Roggia e pelas duas curvas Lesmo, tornando-se a seção menos sensível à velocidade da pista. No entanto, ele reclamou de dificuldades com o eixo traseiro escorregando em todos os compostos de pneus, indicando que ainda há trabalho a ser feito na segunda sessão de treinos.
Andrea Kimi Antonelli e Lando Norris
Andrea Kimi Antonelli, que no ano passado sofreu um acidente sério na Parabolica, completou a sessão na quinta posição, apesar de ter passado pela área de grama na curva Ascari, o que contribuiu para a bandeira vermelha durante a atividade.
Lando Norris subiu para a sexta posição em uma sessão complicada para o desafiante ao campeonato, que enfrentou dificuldades no início da hora para garantir um tempo representativo, mesmo contando com a ajuda de seu companheiro de equipe substituto, Alex Dunne, que lhe proporcionou um vácuo. Um momento em que ele saiu da pista na área de pedras das curvas Lesmo resultou em mais uma bandeira vermelha para limpar a pista, evidenciando a dificuldade de Norris ao longo da sessão.
Destaques da sessão
Alex Albon garantiu um desempenho positivo para a Williams, terminando em sétimo lugar, com um tempo que ficou a 0.956s do líder, mantendo uma distância semelhante em relação ao seu companheiro de equipe Sainz. George Russell terminou a sessão na oitava posição, mas teve que parar ao lado da pista perto da entrada da chicane Ascari devido a uma súbita perda de potência. O piloto da Mercedes também foi colocado sob investigação por não ter seguido corretamente a rota de escape após sair da pista.
Fernando Alonso terminou na nona posição para a Aston Martin, à frente de Isack Hadjar, que ficou em décimo lugar. Hadjar, que já havia subido ao pódio no Grande Prêmio da Holanda, expressou preocupação no início da sessão com danos no fundo do carro após ter passado por uma zebra na curva Ascari.
Resultado final da sessão
Gabriel Bortoleto liderou a equipe Sauber, terminando em 11º, enquanto seu companheiro de equipe Nico Hülkenberg ficou em 12º. Liam Lawson, por sua vez, relatou estranhos ruídos vindos de seu turbo durante a sessão, mas conseguiu completar a atividade sem mais problemas.
Yuki Tsunoda foi o 14º colocado no outro carro da Red Bull Racing, ficando mais de 0.6s atrás de Verstappen, que ficou em quarto lugar, mas à frente de Lance Stroll, que terminou em 15º.
Alex Dunne, o piloto de desenvolvimento da McLaren que substituiu Oscar Piastri, ficou em 16º, com um tempo 1.489s mais lento que o líder e 0.585s atrás de Norris. Esteban Ocon ficou em 17º pela Haas, enquanto Pierre Gasly expressou sua frustração por ter sido atrasado duas vezes por carros da Williams. Oliver Bearman completou a lista.
Por fim, Paul Aron, piloto júnior da Alpine, que substituiu Franco Colapinto na sessão, ficou na última posição, 0.5s mais lento que Gasly, mas conseguiu sobreviver a uma volta em que rodou na chicane Roggia, sem danos ao carro.