Desafios de Bagnaia e o Apoio de Rossi
Problemas com a Ducati GP25
O lendário piloto de MotoGP, Valentino Rossi, expressou sua perplexidade em relação aos problemas contínuos enfrentados por Francesco ‘Pecco’ Bagnaia na Ducati GP25. Rossi afirmou estar empenhado em ajudar o bicampeão mundial a retomar seu melhor desempenho nas pistas. Bagnaia é um ex-aluno da VR46 Academy, fundada por Rossi, e compete ao lado de outros pilotos como Franco Morbidelli, Luca Marini e Marco Bezzecchi. No entanto, assim como a equipe oficial da Ducati, Rossi ainda não conseguiu identificar as causas dos desafios que Bagnaia tem enfrentado nesta temporada de 2025.
A Situação de Bagnaia
Em entrevista ao Sky Sport Italy, Rossi destacou a trajetória vitoriosa de Bagnaia, que conquistou três campeonatos, incluindo um título na Moto2, sempre competindo ao lado da equipe VR46. “Ele é incrivelmente rápido, mas, infelizmente, este ano ele está passando por um momento difícil”, comentou Rossi. Ele ressaltou que, nos últimos três anos, Bagnaia sempre lutou pelo campeonato, tendo vencido dois títulos e perdido o terceiro na última corrida do ano passado. “Ele já provou seu valor”.
Rossi continuou explicando que, por diversos motivos, Bagnaia não se sentiu confortável com a nova Ducati e começou a enfrentar dificuldades, especialmente competindo contra um colega de equipe tão rápido quanto Marc Marquez. “Estamos tentando 100% ajudar, buscando uma forma de resolver a situação. Ainda não entendemos o que aconteceu, mas estamos confiantes de que Pecco voltará a estar na frente e lutará por vitórias novamente”.
Talentos da VR46 Academy
Desenvolvimento de Novos Pilotos
Rossi também foi questionado sobre a aparente falta de novos talentos emergindo de sua academia, mas optou por não discutir o futuro. “O projeto começou em 2012-13 e é algo muito importante para mim”, respondeu o piloto, conhecido como ‘The Doctor’. “Estou tentando devolver o que o motociclismo me deu e que é parte da minha vida”. Ele destacou a importância de trabalhar com jovens pilotos, lembrando que a jornada tem sido longa, mas bem-sucedida, já que quatro pilotos conseguiram chegar ao MotoGP.
Entre os pilotos que se destacaram, Rossi mencionou Luca Marini, que compete com a equipe oficial da Honda. Marini tomou uma decisão corajosa ao enfrentar problemas com sua moto, mas agora sempre figura entre os melhores. Outro nome citado foi o de Franco Morbidelli, que esteve com Rossi desde o início e conquistou o campeonato da Moto2, agora competindo na MotoGP. “Por último, temos Marco Bezzecchi, que nos trouxe grandes alegrias este ano… e teve uma temporada fantástica. Na Austrália, infelizmente, ele teve que pagar um preço [com a dupla penalidade longa], mas ele foi o mais rápido”.
A Nova Carreira de Rossi
Atualmente, Rossi está se dedicando às corridas de carros no Intercontinental GT Challenge, onde participou da final em Indianápolis no último fim de semana, conquistando uma vitória com seu BMW M4 GT3. Com a nova fase de sua carreira, ele se tornou uma presença cada vez mais rara no paddock da MotoGP, mas continua atento ao desempenho de seus ex-alunos e colaboradores na competição.