Expectativas Aumentam para o Grande Prêmio de Portugal
Desempenho em Sepang
O piloto da equipe Honda, Joan Mir, expressou que suas expectativas para o Grande Prêmio de Portugal, que ocorrerá neste final de semana, aumentaram após conseguir um pódio na última corrida, o Grande Prêmio da Malásia. Tradicionalmente, o circuito malaio é considerado um ponto fraco para a motocicleta Honda. Na corrida anterior, Mir terminou na terceira colocação, marcando não apenas seu segundo pódio em quatro corridas, mas também alcançando esse resultado em uma pista que, segundo ele, não favorecia a Honda RC213V, que tem mostrado rápidas melhorias.
Reflexões sobre o Desempenho
“É verdade que as expectativas neste circuito são normalmente um pouco mais altas do que em Sepang, eu acho”, comentou Mir durante a coletiva de imprensa realizada na quinta-feira em Portimão, onde ocorrerá a corrida portuguesa. “Sepang é historicamente uma pista onde temos dificuldades… e conseguimos realizar um bom final de semana [lá]. Então, aqui… por que não? Acredito que nossa confiança está no melhor nível possível da temporada.”
Ao refletir sobre algumas das manobras espetaculares que demonstrou na Malásia, o campeão mundial de 2020 afirmou que está se esforçando mais à medida que a motocicleta se recupera rapidamente de um longo período de dificuldades.
“Honestamente, quando você tem a opção de lutar por algo que vale a pena, você sempre dá um pouco mais, não é? Eu acho que isso é inconscientemente algo que está acontecendo conosco no momento”, disse. “Estamos conseguindo dar um pouco mais porque estamos de bom humor e sabemos que, se fizermos um final de semana perfeito, seremos capazes de alcançar resultados muito bons.”
Mudanças no Estilo de Pilotagem
Mir também comentou que pode ter que desapontar os fãs ao trocar o estilo de pilotagem mais agressivo, visto em Sepang, por uma abordagem mais suave. O objetivo seria encontrar um nível de ritmo mais sustentável em Portugal e no final da temporada em Valência.
“Eu espero que os fãs aproveitem do lado de fora. Eu também estou gostando, mas para encontrar essa consistência, provavelmente precisamos desacelerar um pouco! Não é possível atacar a 120% durante toda a corrida, então precisamos trabalhar um pouco nisso. Temos que tentar ser um pouco mais calmos, com um pouco mais de margem. Eu acho que isso nos dará mais consistência e é isso que precisamos encontrar nas últimas duas corridas.”
Avanços da Honda
Mir também comentou sobre o progresso que a Honda fez em termos de velocidade nas retas, que foi novamente evidenciado na Malásia. “Bem, é verdade que no passado tivemos uma falta de velocidade máxima e de aceleração, que fazia parte das dificuldades que estávamos enfrentando. Trabalhamos muito nisso – não apenas na questão da velocidade máxima, mas também na entrega de torque e no funcionamento do motor.”
“Do ano passado para este ano, no início da temporada, foi o maior avanço. E então, durante a temporada, recebemos algumas atualizações para que tudo na motocicleta pudesse funcionar melhor em conjunto.”
Expectativas de Luca Marini
Luca Marini, companheiro de equipe de Mir, que também demonstrou boa velocidade em corridas recentes, mas ainda não conseguiu igualar os resultados de pódio de seu colega nesta temporada, também se mostrou otimista em relação ao fim de semana em Portimão.
“Sim, será muito interessante aqui porque [Portugal] foi a segunda corrida no início da última temporada, então o progresso que fizemos até agora é inacreditável. Será um prazer pilotar a motocicleta agora neste circuito, que é incrível.”
“Estou almejando um bom resultado… fizemos uma segunda metade da temporada muito boa, então [eu] apenas continuarei trabalhando para alcançar o tipo de resultado que tivemos nessas últimas corridas.”