Álex Palou e sua trajetória no IndyCar
Álex Palou já conquistou três campeonatos da IndyCar em quatro temporadas antes do início deste ano. Contudo, ele não alcançou seu ápice até vencer as 500 Milhas de Indianápolis em maio, a caminho de mais um título em setembro.
A busca pela vitória em circuitos ovais
Apesar de receber muitos elogios, Palou ainda não havia vencido uma corrida em circuito oval até sair vitorioso na 109ª edição do evento conhecido como o "Maior Espetáculo do Mundo". Embora tenha demonstrado velocidade imediata em circuitos de rua e em pista, que é a disciplina que ele tem perseguido ao longo de sua carreira, o espanhol ainda precisava de cinco anos de aprendizado nos ovais para se tornar um piloto completo.
E, para conquistar sua primeira vitória, nada mais apropriado do que as 500 Milhas de Indianápolis, uma das sub-disciplinas mais desafiadoras e emocionantes do automobilismo.
Revelações sobre o início nos ovais
Palou recentemente conversou com o site Motorsport.com sobre sua vida e carreira durante uma tour de mídia em Nova Iorque, realizada em setembro. Durante a conversa, ele fez uma revelação franca sobre o temor que sentiu na primeira vez em que deu voltas em um oval de alta velocidade, no Texas Motor Speedway, em fevereiro de 2020.
“Na pista oval, a forma de dirigir, a sensação que você tem ao dirigir, é completamente diferente do que eu estava acostumado”, comentou Palou. “Então, eu estava assustado, e após as primeiras corridas, quando saí do carro e comecei a andar, estava um pouco desorientado e pensei: ‘isso não está certo, cara.’ Como, isso não é algo que deveria acontecer. O que estamos fazendo aqui?”
Treinamento e adaptação
Seu treinador naquele dia era o então companheiro de equipe Santino Ferrucci, que fez o possível para ajudá-lo a se adaptar às curvas inclinadas de 20 graus nas curvas 1 e 2 e 24 graus nas curvas 3 e 4.
“Eu estava assustado, muito assustado”, disse Palou. “Era realmente rápido. Eu deveria estar acelerando totalmente, mas não consegui fazer isso nas Curvas 1 e 2, onde as Curvas 3 e 4 eram muito mais fáceis. Mas eu estava acostumado a frear e sentir o carro quando eu freava, sentir o carro quando eu virava, e quando você tem a inclinação e com o capacete, você mal consegue se mover, então realmente não consigo virar minha cabeça para olhar onde quero aterrissar, mas foi um progresso muito legal."
Desempenho na temporada atual
Nesta última temporada, que é a melhor de sua carreira até agora, Palou venceu oito corridas. Além de sua impressionante vitória na 109ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, ele também triunfou no oval curto do Iowa Speedway. O que antes era um medo se transformou em uma força, e não há mais fraquezas para Palou na Chip Ganassi Racing.