Situação de Jorge Martin após acidente
O CEO da Aprilia Racing, Massimo Rivola, sugeriu que o atual campeão mundial Jorge Martin, que sofreu uma lesão, deve ficar fora da MotoGP por pelo menos um mês.
Lesão e Cirurgia
Martin, que já havia perdido os testes de pré-temporada e dez das onze primeiras corridas da temporada após ser ferido em três acidentes distintos, fraturou a clavícula direita em um que Rivola descreveu como um “grave erro de julgamento” durante a frenagem na Curva 1 da corrida Sprint japonesa realizada no sábado.
Esse erro se revelou um desastre duplo para a Aprilia, já que Martin também colidiu com seu companheiro de equipe, Marco Bezzecchi. O italiano saiu ileso do incidente, enquanto Martin se encaminha para uma cirurgia.
Rivola informou o repórter da Dorna, Jack Appleyard, na manhã de domingo em Motegi: “A boa notícia é que ele teve uma boa noite de sono. Ele voará para Barcelona e amanhã fará a cirurgia, e então veremos." Ele também afirmou: "Não temos um prazo fixo para o retorno dele. Novamente, daremos a ele o tempo que precisar."
Compromissos Futuros
Pressionado a confirmar que Martin definitivamente não participará da próxima corrida em Mandalika, Rivola também expressou dúvidas sobre os eventos seguintes em Phillip Island (de 17 a 19 de outubro) e Sepang (de 24 a 26 de outubro).
"Eu nem estou pensando nas próximas duas, honestamente. No momento, honestamente, eu não me preocupo. Eu só preciso que ele fique bem e que ele leve o tempo que precisar", disse Rivola. Ele acrescentou: "Já deveria ser assim, trabalhando para a próxima temporada – agora ainda mais."
"Não há pressa. O importante é que agora o Marco possa entregar um bom desempenho. O importante é que toda a equipe esteja unida. O importante é que os dois pilotos se deram bem, apesar do que aconteceu", continuou.
Foco em Marco Bezzecchi
"Então, vai ser bom no futuro, mas agora precisamos focar no Marco. Ficar perto dele e próximo do Jorge o máximo que pudermos, considerando a distância", afirmou Rivola.
Após a corrida em Sepang, a temporada será encerrada em Portimão e Valencia, seguidas de um teste oficial crucial.
Mensagem de Jorge Martin
Martin também se manifestou nas redes sociais: "Isso dói… mas é isso que eu sou. Você nunca me verá desistir. Até logo!"
Quando Martin retornar, ele provavelmente enfrentará uma penalidade pelo acidente na Sprint, embora os comissários da FIM tenham adiado a audiência até que ele esteja disponível.
Situação de Marco Bezzecchi
A boa notícia para a Aprilia é que Bezzecchi, vencedor de uma corrida em 2025 e atualmente disputando o terceiro lugar no campeonato da MotoGP, está apto para participar do Grande Prêmio de domingo, apesar de uma lesão na perna.
"Eu estava esperando por ele esta manhã. Achei que ele teria dificuldades até para andar. Não parecia ser o caso, então fiquei impressionado com a recuperação dele. Mas vamos ver como ele se sai na moto", comentou Rivola.
Bezzecchi, que agora está 20 pontos atrás do vencedor da Sprint, Francesco Bagnaia, conseguiu registrar o terceiro tempo mais rápido na sessão de aquecimento da manhã, enquanto Bagnaia ficou em sexto lugar.