Acidente na Largada do Grande Prêmio da Valência
Aleix Espargaro pediu que Franco Morbidelli esteja “mais focado” após o piloto da VR46 MotoGP ter fraturado a mão em um acidente peculiar na grade de largada do Grande Prêmio da Valência.
O Incidente
Momentos antes do início da última corrida da temporada de 2025, na Espanha, Morbidelli colidiu com a parte traseira da Honda de Espargaro, que havia parado rapidamente em seu local na grade após realizar uma manobra conhecida como stoppie. O contato fez com que o piloto italiano caísse ao chão, enquanto Espargaro, surpreso, se virou para o lado e viu a Ducati de Morbidelli caída no chão.
Morbidelli conseguiu se levantar e iniciou a corrida a partir dos boxes, embora tenha se qualificado originalmente na sétima posição, sete lugares à frente de Espargaro. No entanto, sua corrida terminou após apenas cinco voltas, quando ele retornou à garagem da VR46 e se retirou da competição.
Consequências Médicas
Após sua saída precoce da corrida, Morbidelli dirigiu-se ao centro médico, onde exames revelaram que ele havia sofrido uma fratura no quinto metacarpo da mão esquerda. Em consequência da lesão, ele foi considerado inapto para o teste pós-temporada de Valência, que ocorrerá na terça-feira, o que significa que ele não terá a oportunidade de pilotar a GP25 até, no mínimo, o teste de Sepang em fevereiro.
Reação de Espargaro
Espargaro demonstrou simpatia por Morbidelli em virtude das repercussões do acidente, mas enfatizou que o piloto precisa aumentar sua concentração, argumentando que ele “está envolvido em um acidente ou outro” em todas as corridas.
“Ele não me viu. Não vou culpá-lo”, disse o piloto da Honda. “Sinto muito também porque ele teve uma lesão. Mas ele precisava ser mais cuidadoso, pois a cada fim de semana algo do tipo acontece.”
Observação sobre a Segurança
Espargaro comentou ainda sobre o acidente: “Eu o vi no chão. Não gostei nada disso. Sempre disse que isso pode acontecer no início da grade, quando todos estão freando, mas não quando você está no seu lugar [no meio da grade]. Eu não estava na P21 com velocidade; eu estava na P14, ou seja, no meio da grade.”
Ele prosseguiu: “Você precisa ter cuidado. Tem que ir devagar nesse ponto. É necessário estar super focado. Super focado, porque temos muitas coisas para fazer: engatar várias funções, apertar muitos botões. Precisamos estar concentrados e olhar em frente.”
Os comissários de prova ainda não emitiram um veredicto sobre o incidente, enquanto Morbidelli teve que visitar o centro médico para avaliações.
Discussão Sobre Penalizações
Quando questionado se Morbidelli merecia uma penalização por suas ações, Espargaro afirmou: “Não sei. Mas, para mim, quando sua manobra é perigosa, deve haver uma penalidade. Ele precisava estar mais focado. Sinto pena dele por causa da lesão, mas ele pode me machucar muito. Não me importo com a penalização, mas ele precisa estar mais concentrado, pois não é a primeira vez. A cada fim de semana temos algo relacionado a foco e concentração. Ele tem uma grande lesão na mão. Espero que ele se recupere rapidamente.”
Ausência de Morbidelli
Morbidelli não compareceu à coletiva de imprensa pós-corrida e, portanto, não conseguiu oferecer sua versão da história. Sua equipe, a VR46, divulgou uma breve declaração após o acidente.
“Após uma queda durante o GP da Valência, Franco Morbidelli foi diagnosticado com uma fratura do quinto metacarpo da mão esquerda”, informou um comunicado da VR46. “Franky perderá o teste de terça-feira e não participará hoje das atividades de mídia.”
Desempenho de Espargaro
Espargaro, que estava testando um protótipo da Honda de 2026, se retirou após apenas duas voltas devido aos danos que sua moto sofreu na colisão com Morbidelli. “É uma pena porque a moto não funcionou de forma alguma”, lamentou. “Eu também tive o escapamento encostando no meu pé. Fiquei um pouco irritado no início porque não consegui correr com a moto danificada.”
Relação Tensa
Espargaro e Morbidelli possuem uma relação tensa no MotoGP, tendo se envolvido em múltiplos incidentes nos últimos anos. No GP de Portugal, realizado no final de semana anterior, o irmão de Espargaro, Pol, criticou Morbidelli por sua pilotagem considerada “excessivamente agressiva”.