Lewis Hamilton aponta o que McLaren precisa para que um dos pilotos vença Max Verstappen na corrida pelo título de 2025
Lewis Hamilton observou que Oscar Piastri e Lando Norris, pilotos da McLaren, precisam de consistência para que um deles consiga superar Max Verstappen na disputa pelo título de pilotos da Fórmula 1 de 2025, atualmente em posse do piloto da Red Bull. Neste momento, Piastri lidera o campeonato com apenas 40 pontos de vantagem sobre Verstappen, que ocupa a terceira posição, à frente do Grande Prêmio da Cidade do México, que ocorrerá nesta semana. Norris, por sua vez, está apenas 14 pontos atrás de Piastri, após ter superado o australiano nas últimas quatro corridas, assim como Verstappen.
Até o final de agosto, Piastri tinha uma vantagem confortável de 34 pontos sobre Norris e 104 pontos sobre Verstappen, após conquistar a vitória no Grande Prêmio da Holanda. No entanto, a situação mudou a favor do piloto da Red Bull, cuja equipe continua a realizar atualizações no carro RB21, enquanto a McLaren está focada nas regulamentações da Fórmula 1 de 2026.
A Red Bull apresentou uma atualização no assoalho do carro durante o Grande Prêmio da Itália, o que ajudou Verstappen a conquistar a vitória a partir da pole position. Na corrida, Verstappen também garantiu o segundo lugar, à frente de Norris e Piastri, que terminaram em terceiro e quarto, respectivamente, após a Red Bull ter introduzido uma asa dianteira atualizada em Cingapura, tornando o RB21 um forte concorrente do MCL39.
Lewis Hamilton afirma que a consistência é fundamental para vencer Max Verstappen
A Red Bull planeja implementar mais atualizações no Grande Prêmio de Las Vegas, que será a 22ª corrida da temporada de 2025, com o objetivo de ajudar Verstappen a completar o que poderia ser a maior recuperação de título na história da Fórmula 1. Caso isso aconteça, Verstappen se juntaria a Michael Schumacher como o único piloto a conquistar cinco títulos consecutivos.
Hamilton acredita que a consistência será “fundamental” para que Piastri ou Norris superem Verstappen e conquistem o título de pilotos da Fórmula 1 de 2025. O piloto da Ferrari observou a necessidade de consistência que os dois pilotos da McLaren terão que demonstrar em comparação com o piloto da Red Bull, que também tem mostrado a natureza “implacável” que um campeão precisa ter.
Em declarações ao BBC Sport, Hamilton disse: “Nessa situação, é desafiador. A pressão é alta. É um momento em que você precisa colocar as vendas nos olhos e bloquear tudo que vem de fora. Você precisa ser implacável, e é isso que Max é. Ele vai tirar isso deles se não fizerem o mesmo. Você precisa se esforçar para segurar alguém como Max e o carro que ele está pilotando.”
Hamilton continuou: “Mas, também, para qualquer um dos dois sair na frente, a consistência é fundamental. E você viu isso de Max nas últimas corridas.”
Max Verstappen demonstra a consistência necessária para conquistar o título
Piastri reconheceu que a consistência de Verstappen tem sido uma “surpresa”, já que o piloto da Red Bull reduziu sua desvantagem de 104 pontos para 40 pontos nas últimas quatro corridas. Verstappen ganhou 25 pontos em cima de Piastri em Baku e mais 23 pontos em Austin no último final de semana.
Verstappen aproveitou ao máximo a desistência de Piastri no Grande Prêmio do Azerbaijão, onde venceu a corrida a partir da pole. O piloto holandês também venceu a corrida nos Estados Unidos a partir da pole, após Piastri colidir com Norris durante o Sprint em COTA, terminando com Piastri em segundo e Norris em quinto lugar.
A McLaren decidiu retirar as penalidades esportivas de Norris após o incidente envolvendo Piastri em COTA, permitindo que tanto o britânico quanto o australiano tenham status igual na equipe de Woking, enquanto Verstappen conta com todo o suporte da Red Bull. Yuki Tsunoda fará o que puder para ajudar Verstappen a garantir o título.
Assim, como Hamilton observou, a consistência será fundamental para que Piastri ou Norris consigam vencer Verstappen na disputa pelo título de pilotos de 2025. Verstappen não terminou abaixo da segunda posição nas últimas cinco corridas, enquanto as médias de Piastri e Norris, considerando suas quatro últimas corridas, foram de P3,25 e P3,5, respectivamente.