McLaren não trará mais atualizações para o carro de 2025
A equipe McLaren não irá introduzir novas atualizações em seu carro de 2025 para auxiliar Oscar Piastri e Lando Norris a manter a liderança sobre Max Verstappen no campeonato de pilotos. No entanto, a equipe percebeu que o desempenho de Norris na corrida do Grande Prêmio dos Estados Unidos trouxe algumas garantias.
Desempenho de Verstappen e a disputa pelo título
Verstappen conquistou sua terceira vitória em quatro corridas no último domingo, além de garantir a pontuação máxima na corrida sprint em Austin, na qual tanto Piastri quanto Norris foram eliminados. Com isso, o quatro vezes campeão mundial se reaproximou da disputa pelo título, agora a 40 pontos de Piastri, com cinco finais de semana restantes na temporada. Norris está 14 pontos atrás de seu colega australiano.
Após a exibição dominante de Verstappen no Circuito das Américas, não há dúvidas de que seu carro, o Red Bull RB21, se tornou o mais rápido da Fórmula 1, após uma impressionante recuperação da equipe.
Fim do desenvolvimento para 2025
No que diz respeito ao hardware, a corrida de desenvolvimento para 2025 está encerrada, com a McLaren optando por interromper o desenvolvimento mais cedo do que Red Bull e Mercedes. Piastri e Norris não receberão novas peças nas corridas restantes, conforme confirmou o chefe da equipe McLaren, Andrea Stella.
"Quando se trata de novas atualizações, novas peças, isso não acontecerá pelo resto da temporada", afirmou Stella no domingo à noite.
Sinais de esperança em Austin
Apesar das dificuldades, Stella observou alguns sinais de encorajamento em Austin. Embora Piastri, que terminou em quinto lugar, tenha enfrentado problemas de confiança no carro, a velocidade de corrida de Norris foi muito mais impressionante, mostrando-se em grande parte comparável à de Verstappen na liderança.
No entanto, a tentativa de vitória de Norris foi comprometida ao ficar atrás de Charles Leclerc logo no início, em um circuito onde as ultrapassagens não eram fáceis.
"Em termos de tendência, hoje foi uma corrida relativamente reconfortante, porque eu acho que sem ter que lutar com Charles, o que foi certamente uma disputa interessante, Lando tinha ritmo para vencer a corrida hoje", disse Stella de forma categórica.
"Obviamente, ele precisava ganhar a posição na pista, o que nunca é fácil com Max. E com uma estratégia de uma parada, não necessariamente teríamos muitas oportunidades do ponto de vista estratégico. Mas, em termos de desempenho, acredito que estamos seguros de que o ritmo foi suficiente para lutar pela vitória."
Impacto da corrida sprint
Norris e a McLaren também não contaram com dados para se basear na corrida sprint de 19 voltas no sábado, após serem eliminados no início, o que prejudicou o trabalho de configuração da equipe entre a corrida sprint e a sessão de qualificação da tarde de sábado.
"Não ter participado da corrida sprint nos deixou um pouco em desvantagem do ponto de vista da configuração", explicou Stella. "E, em retrospectiva, já podemos ver que havia mais desempenho que poderíamos ter extraído do carro."