Di Giannantonio Se Destaca em Phillip Island
O piloto Fabio di Giannantonio, da equipe VR46, demonstrou um desempenho superior ao da Aprilia em ritmo de corrida e pode ser considerado o favorito para a vitória no Grande Prêmio da Austrália, segundo a opinião do piloto Alex Marquez, que também compete pela Ducati.
Após dois finais de semana sem grandes acontecimentos no Japão e na Indonésia, di Giannantonio voltou a se destacar na corrida em Phillip Island, onde terminou na terceira posição, sendo o melhor piloto que não pertence à Aprilia. Apesar de enfrentar uma desvantagem de 0.420 segundos em relação a Marco Bezzecchi, que liderou a sessão com um novo recorde de volta, o ritmo de di Giannantonio nas simulações de corrida chamou a atenção dos demais competidores.
Punições e Desafios para Bezzecchi
Marco Bezzecchi, vencedor do GP da Grã-Bretanha, terá que cumprir uma punição de duas voltas longas devido a uma colisão com Marc Marquez durante o GP da Indonésia, com a equipe Aprilia estimando que ele pode perder até cinco segundos ao completar a curva 4 do circuito.
O gerente de corrida da Aprilia, Paolo Bonora, já admitiu que as chances de Bezzecchi conseguir uma recuperação são baixas, enquanto seu companheiro de equipe, Jorge Martin, permanece fora de ação devido a uma lesão. Raul Fernandez conseguiu terminar em segundo lugar atrás de Bezzecchi durante os treinos, mas o chefe da Aprilia Racing, Massimo Rivola, expressou sua decepção por Fernandez não ter conseguido converter sua posição na primeira fila em um pódio na Indonésia.
Diante da situação complicada da Aprilia, di Giannantonio pode estar a caminho de conquistar sua segunda vitória em um Grande Prêmio, após seu triunfo inaugural no Qatar em 2023.
Comentários de Alex Marquez
“Sinceramente, em termos de ritmo, Diggia foi um pouco mais rápido que Bezzecchi e todos os outros”, afirmou Marquez, que terminou em quinto lugar, duas posições atrás de di Giannantonio. “É verdade que, na volta rápida, Bezzecchi e também Raul [Fernandez] são super rápidos. A Aprilia é muito veloz na primeira curva, especialmente na segunda. Os circuitos da Indonésia e aqui são exemplos disso. Ele também foi super rápido no caminho com a Ducati, então acho que é a combinação perfeita entre o piloto e a moto para este traçado.”
Ausência de Marc Marquez e Implicações na Corrida
A retirada de Marc Marquez do GP da Austrália abriu as portas para outros pilotos, incluindo di Giannantonio, que deve se beneficiar da ausência do competidor. Com Francesco Bagnaia ainda enfrentando dificuldades com a GP25 e o substituto de Marquez, Michele Pirro, fazendo sua primeira aparição na corrida de 2025, di Giannantonio se apresenta como o mais bem posicionado entre os três pilotos que estão competindo com o mais recente protótipo da Ducati.
Di Giannantonio minimizou o rótulo de favorito, mas reconheceu que está rápido e se sentindo confiante com a moto. “Esta manhã, [Marquez] estava melhor que todos. Então, não sei. Com certeza, eu melhorei desde esta manhã, mas não sei se sou o melhor. Estou apenas tentando ser o melhor Diggia. Com certeza fui rápido hoje”, afirmou.
Ele acrescentou: “Estamos trabalhando e apenas tentando trazer o melhor pacote possível. E desta vez, com as peças que trouxemos aqui, a moto está funcionando muito bem. E minha sensação com a frente está realmente boa. Então, consigo sentir realmente o limite da frente. No momento, está funcionando muito bem. E essa é a razão pela qual estou indo mais rápido.”
Expectativas para a Corrida
Di Giannantonio também se sente encorajado pelo seu ritmo em longas distâncias durante os treinos, mas acredita que ele e Bezzecchi estão em um nível semelhante no momento. “Bem, a Aprilia está indo muito bem, na verdade. O Bezz está indo super rápido”, comentou. “[Em termos de] ritmo de corrida, acho que estamos bem semelhantes. Mas, na volta rápida, ele fez a diferença. Então, precisamos estudar um pouco e trabalhar, tentar recuperar. Porque, para amanhã, se quisermos brigar pela pole position, com certeza precisamos de algumas mudanças para melhorar e reduzir meio segundo.”