Substituição de Marc Marquez por Michele Pirro na MotoGP da Malásia
A Ducati confirmou que Michele Pirro continuará a substituir o campeão mundial lesionado Marc Marquez no próximo fim de semana durante a MotoGP da Malásia.
Em entrevista a Jack Appleyard, da Dorna, durante a primeira sessão de prática em Phillip Island, o diretor esportivo Mauro Grassilli evitou fornecer um cronograma sobre o retorno de Marquez.
Possibilidade de retorno de Marquez
Quando questionado sobre as declarações do diretor médico da MotoGP, que sugeriu que Marquez provavelmente não competirá na penúltima etapa em Portimão, após Sepang, Grassilli respondeu:
“Nós não sabemos… Temos contato diário com [a equipe de gerenciamento de Marquez], mas não temos certeza.”
“Mas posso confirmar que Michele Pirro estará na Malásia para a próxima corrida.”
“Quando veremos Marc? Talvez tenhamos mais informações nos próximos dias.”
Disponibilidade de Pilotos para a MotoGP
Pirro foi inicialmente nomeado apenas como substituto para a corrida na Austrália, com os pilotos da Ducati na WorldSBK também disponíveis para Sepang, uma vez que a temporada deles se encerrará em Jerez neste fim de semana.
Com Marquez agora considerado improvável de retornar para Portimão e também com sua participação em Valência em dúvida, a possibilidade de um substituto destacado, como o candidato ao título da WorldSBK, Nicolo Bulega, permanece em aberto.
Entretanto, Bulega, que possui um contrato de testes na MotoGP ao lado da WorldSBK em 2026, pareceu minimizar suas chances em Jerez na quinta-feira, destacando a dificuldade de entrar em um evento da MotoGP sem testes prévios.
Não obstante, outros pilotos provavelmente estariam dispostos a aproveitar a oportunidade de pilotar a motocicleta vencedora de Marquez.
Lesão de Marquez
O nove vezes campeão mundial Marquez sofreu uma fratura e danos ligamentares em seu ombro direito quando Marco Bezzecchi colidiu com a traseira de sua Ducati na primeira volta da MotoGP da Indonésia.
Inicialmente, Marquez esperava evitar uma cirurgia, mas após uma semana de progresso insatisfatório, foi decidido que uma operação era necessária.
Marquez afirmou que seu objetivo é retornar antes do fim desta temporada, que se encerrará em Valência, em meados de novembro, mas enfatizou que não irá apressar sua recuperação, tendo pago um alto preço por retornar precocemente de uma fratura no braço em 2020.
Médicos não envolvidos no caso de Marquez estimaram que sua lesão normalmente exigiria um período de recuperação de 16 semanas.
Jorge Martin também fora de Sepang
Durante a Q1 em Phillip Island, a Aprilia confirmou que Jorge Martin também não participará do Grande Prêmio da Malásia.
O campeão em título Martin quebrou a clavícula ao colidir com seu companheiro de equipe Bezzecchi na curva 1 da corrida Sprint de Motegi, sendo mais uma lesão em um ano desgastante.
Com Maverick Vinales, da Tech3, já fora de combate, os pilotos de testes Pirro (Ducati), Lorenzo Savadori (Aprilia) e Pol Espargaro (KTM) continuarão em Sepang no próximo fim de semana.