Fermin Aldeguer lidera, mas é superado na corrida Sprint da MotoGP em Mandalika
O estreante Fermin Aldeguer, da equipe Gresini, liderou a corrida Sprint da MotoGP em Mandalika, realizada no sábado, durante quase toda a prova, exceto nas últimas curvas.
Começo da Corrida e Liderança
Aldeguer aproveitou um começo surpreendente do pole position e favorito pré-corrida, Marco Bezzecchi, para assumir a liderança inicial. Quando Bezzecchi conseguiu avançar do oitavo para o segundo lugar, Aldeguer já estava 2,3 segundos à frente, com cinco voltas restantes.
A Disputa Final e a Derrota de Aldeguer
O jovem piloto, de 20 anos, confessou que começou a pensar em sua primeira vitória na MotoGP, mas Bezzecchi conseguiu reduzir sua vantagem. Na última volta, ele realizou uma manobra decisiva na curva 10, que garantiu a vitória por apenas 0,157 segundos. Aldeguer tentou reagir, mas Bezzecchi fechou a porta e assegurou a vitória.
Aldeguer expressou sua frustração após a corrida, afirmando: "Com certeza, quando passei pela bandeira quadriculada, estava um pouco destruído e triste. Mas depois vi toda a minha equipe comemorando e, se olharmos para o ritmo e o fato de eu ter liderado por 12 voltas, temos que ficar felizes."
Análise do Desempenho e Estratégia
Ele continuou: "Sabíamos que Bezzecchi estava um ou dois passos à frente de mim em ritmo e tempo de volta. Mas usamos seu erro na largada e na primeira volta para tentar abrir o máximo de vantagem possível. Quando vi dois segundos e cinco voltas para o final, pensei: ‘talvez eu possa vencer a corrida hoje’. Comecei a pensar em muitas coisas, mas sem perder o foco, pilotando com fluidez em um ritmo de 29-30.0."
"Mas Bezzecchi estava vindo super rápido. Sabíamos disso. E na última volta, com uma batalha curta, perdemos a primeira posição. Tentei lutar de volta na chicane, mas ele defendeu bem a vitória", completou.
Olhando para a Próxima Corrida
Aldeguer, que se qualificou em uma impressionante segunda posição, agora volta sua atenção para a corrida de domingo. "Se terminarmos no pódio novamente, com certeza ficarei super feliz. Mas por que não tentar vencer a corrida? Vamos ver com o pneu médio também, pois vou tentar no warm-up descobrir se o desempenho é melhor para as últimas voltas", afirmou.
Desempenho da Ducati e Outros Pilotos
Neste final de semana, a Ducati teve um desempenho raro abaixo do esperado, com o recém-coroado heptacampeão da MotoGP, Marc Marquez, cruzando a linha de chegada em sétimo lugar, a 9,8 segundos de Aldeguer (incluindo uma penalidade de longa volta). O próximo melhor desempenho da Ducati, atrás de Aldeguer, foi de seu companheiro de equipe, Alex Marquez, que terminou 5,832 segundos atrás, pilotando a mesma GP24.
Aldeguer comentou: "Meu setup é o mesmo que usei em Motegi, na última corrida. Gosto desse tipo de pista, também gosto do calor." Ele destacou seu desempenho anterior com o pneu traseiro de construção mais dura, onde obteve o segundo lugar na Áustria.
Considerações sobre a Estratégia e Rivalidade
"É mais fácil também quando você larga em segundo lugar, porque não precisa ultrapassar, pode seguir seu estilo de pilotagem e ir com o fluxo, e foi isso que fizemos. Estou feliz por ser a referência dos pilotos da Ducati", disse Aldeguer.
O piloto que teve o pior desempenho entre os pilotos da Ducati foi Francesco Bagnaia, que havia vencido duas corridas na semana anterior, mas ficou em uma distante última posição na Sprint.
"Todos eles têm meus dados, meu setup. Eu acho que cada piloto tem seu próprio setup, sua moto", continuou Aldeguer. "Se eu tentar pilotar com a moto do Pecco, com certeza não serei rápido, ou com a moto do Marc ou do Alex. Trabalhamos para nós mesmos, tentando sempre ser competitivos. Não sei, também na Moto2 eu gerenciei muito bem esse deslizamento, quando o pneu é mais duro do que o normal. E talvez isso seja apenas por causa do meu estilo de pilotagem."
Reflexões sobre a Última Volta
Por fim, Aldeguer foi questionado se havia algo que gostaria de ter feito diferente na disputa final com Bezzecchi. "Talvez sim, tentei ser rápido na oitava e nona curva, mas freie tarde na décima curva, e ele fez uma manobra de bloqueio. Talvez se eu tivesse fechado um pouco a linha, ele não teria conseguido, mas nada, fiz o meu melhor e terminei em segundo."
Uma vitória no Grande Prêmio de domingo faria com que Aldeguer superasse o recorde de Marc Marquez como o mais jovem vencedor da MotoGP.