Leilão de Porsche 911 GT2 RS Clubsport Anteriormente Pertencente a Max Verstappen
A RM Sotheby’s está organizando um leilão de um Porsche 911 GT2 RS Clubsport bastante especial. Este veículo foi anteriormente de propriedade do piloto e quatro vezes campeão da Fórmula 1, Max Verstappen. O carro faz parte de uma série limitada de 200 unidades do modelo GT2 RS Clubsport, que foram construídas exclusivamente para uso em pista, e possui um valor estimado entre 550.000 e 650.000 dólares.
Características do Veículo
O Porsche 911 GT2 RS Clubsport é baseado na geração 991 do Porsche 911 GT2 RS. O modelo foi apresentado ao público pela primeira vez durante o Salão do Automóvel de Los Angeles em 2018, ao lado da nova geração 992 do 911. O desenvolvimento deste carro ocorreu na pista de testes Weissach, e ele conta com um sistema de escapamento aprimorado que proporciona um aumento na potência, além de um chassi ajustado para melhorar o desempenho em pista. A Porsche descreve este modelo como "o carro esportivo de cliente GT mais poderoso que já construímos, que não é legalizado para uso em vias públicas".
Histórico de Propriedade e Uso
O piloto holandês adquiriu este veículo em agosto de 2019, incluindo um par extra de rodas e um pacote de peças sobressalentes. Conforme indicado pela casa de leilão, o carro recebeu suporte para dias de pista da equipe GP Elite, localizada na Holanda, que cuidou do veículo entre as intensas sessões de pilotagem realizadas por Verstappen. A GP Elite é reconhecida por sua excelência no trabalho com carros da marca Porsche, sendo que a equipe também compete com seus próprios carros na Carrera Cup e na Porsche Mobil 1 Supercup.
O Porsche 911 GT2 RS Clubsport foi conduzido em circuitos, incluindo o Circuito de Barcelona-Catalunya, em janeiro de 2020, pelo próprio Verstappen e por seu pai, Jos. Além disso, o carro também foi utilizado nas filmagens da minissérie holandesa "Max Verstappen: Whatever It Takes".
Personalização e Documentação
O carro conta com a assinatura de Verstappen em três locais diferentes: no painel do lado do passageiro, no compartimento do motor e no capô dianteiro. O nome do piloto também pode ser visto no painel digital, ao lado do nome de seu gerente, Raymond Vermeulen. Uma foto de Verstappen assinando o carro será incluída na venda, adicionando um valor sentimental e histórico ao leilão.
Situação Atual do Veículo
Importado da Bélgica para os Estados Unidos em 2022, o veículo não foi utilizado desde sua importação, conforme indicado no anúncio, e está atualmente armazenado em condições estáticas.
Considerações Finais
Embora o desempenho e a proveniência do carro sejam atrativos para qualquer comprador interessado, a associação do veículo com Max Verstappen representa um valor adicional significativo.