O carro Racing Bulls 2026 VCARB03 saiu para a pista pela primeira vez nesta temporada, durante um evento de demonstração realizado em Imola.
As equipes têm permissão para realizar dois eventos de demonstração por ano e, frequentemente, optam por usar um desses momentos na pré-temporada para testar o novo carro.
Racing Bulls testa VCARB03 em Imola
A Racing Bulls utilizou a primeira de suas duas oportunidades de ‘demonstração’ na terça-feira, quando o VCARB03 tomou a pista em Imola.
Os detalhes sobre o teste ainda são escassos, mas o capacete sugere que Liam Lawson estava ao volante durante a atividade.
A equipe Racing Bulls retornará a Imola na quarta-feira para realizar mais algumas voltas, desta vez como parte de um dos dois dias de filmagem que as equipes são autorizadas a realizar por ano.
Um dia de filmagem permite que uma equipe realize um máximo de 200 quilômetros de tempo na pista, com uma recente mudança regulatória que dobrou essa permissão, que anteriormente era de 100 quilômetros.
Regras e Regulamentações
Como é habitual, qualquer equipe que realiza um dia de demonstração ou de filmagem deve utilizar compostos da Pirelli especialmente fornecidos para as atividades na pista.
Os dias de filmagem não apenas oferecem às equipes a oportunidade de gravar material promocional e de marketing para seu próprio uso, mas também, se realizados na pré-temporada, servem como uma forma aceita de as equipes se livrarem do “peso” do período de inverno.
Próximos passos para o VCARB03
Após o teste em Imola, o VCARB03 será colocado na pista de forma mais séria para iniciar o programa oficial de testes, que começará com um evento de cinco dias em Barcelona, programado para ocorrer entre os dias 26 e 30 de janeiro.
O chefe da equipe, Alan Permane, afirmou que espera um desenvolvimento frenético nas fases iniciais do novo ciclo de regras, com atualizações previstas até para a primeira corrida do ano em Melbourne.
“Estou bastante certo de que a maioria das equipes, nós incluídos, trará uma atualização para a Austrália”, declarou ele em uma entrevista exclusiva ao PlanetF1.com no final de 2025.
“O carro que testaremos em Barcelona não será o mesmo que levaremos para Melbourne. Tenho certeza de que haverá uma atualização significativa.”
“Nós conhecemos as regras há um tempo. Conseguimos trabalhar no carro no túnel de vento desde 1º de janeiro de 2025.”
“Agora, todos nós enfrentamos exatamente o mesmo problema.”
“Quanto mais tarde você desenvolver seu carro, mais rápido ele será, em termos simples.”
“Você quer mantê-lo no túnel de vento o máximo de tempo possível. Você quer finalizar os designs mecânicos o mais tarde possível.”
“A instalação do motor, junto com a instalação do radiador, tudo isso tem um efeito na instalação do sidepod, que afeta o assoalho, que por sua vez influencia a força de downforce.”
“Tudo, absolutamente tudo o que você faz é voltado para a performance, então você acaba definindo esse [cronograma] você mesmo.”
Leia a seguir: Aston Martin estabelece ‘metas desafiadoras’ para o primeiro carro da Honda projetado por Adrian Newey antes da F1 2026