Dominância de Marc Marquez na MotoGP
O chefe da MotoGP, Carmelo Ezpeleta, assegurou que a Dorna não irá intervir para "parar" a dominância absoluta de Marc Marquez no campeonato mundial. Ele acrescentou que o piloto de 32 anos não está recebendo "a importância global que merece".
Na quarta-feira, Ezpeleta participou do evento de lançamento do Grande Prêmio da Catalunha de 2025 na icônica Fundação Miró, localizada a poucos metros da antiga pista olímpica, onde foram realizadas 23 edições do Grande Prêmio da Espanha entre 1950 e 1976.
Evento de Lançamento do Grande Prêmio da Catalunha
O evento foi presidido pelo ministro de negócios e trabalho e presidente do Circuito da Catalunha, Miquel Samper, que destacou que Barcelona é "um dos melhores circuitos do mundo". Samper também observou que o complexo gera 500 milhões de euros por ano, sendo 125 milhões provenientes da corrida de MotoGP.
Ao final da apresentação, o CEO da Dorna, Ezpeleta, teve uma reunião com um pequeno grupo de veículos de mídia, incluindo o Motorsport.com. Durante essa reunião, o executivo foi questionado sobre a possibilidade de Marquez deixar Barcelona com a chance de conquistar o título na próxima corrida em Misano.
Ezpeleta comentou: "A forma como as coisas estão indo não é algo que nos surpreenda. Mas não podemos dizer que é um feito consumado até que aconteça; qualquer coisa pode acontecer. Ele não pode ser campeão em Barcelona, então não vamos pensar nisso agora."
Superação e Críticas
Ezpeleta recordou que, há alguns anos, quando havia muitos vencedores de grandes prêmios a cada ano, as pessoas diziam que a MotoGP carecia de um herói. "Agora temos um que vence todas as corridas e as mesmas pessoas dizem que teremos um campeão muito em breve. Eu não acho que isso aconteça. Marc está tendo uma temporada extraordinária e, quando for a hora de ser campeão, ele será", afirmou.
O próprio Ezpeleta reconheceu que algumas pessoas consideram a MotoGP ‘entediantes’ devido à sequência de vitórias de Marquez, mas enfatizou que a Dorna não tem a intenção de limitar sua dominância. "De forma alguma, este é o campeonato mundial e os melhores pilotos são aqueles que vencem", destacou.
Ezpeleta continuou: "A única maneira de Marquez parar de vencer é se outro piloto surgir que acredite que pode vencê-lo e tenha as ferramentas para isso. Nós nunca, jamais, iremos impedir um piloto de vencer."
O executivo lembrou que, em determinado momento, foram introduzidas concessões e fabricantes como a Aprilia deram um grande passo à frente. "Pessoalmente, acredito que as novas regulamentações técnicas para 2027 mudarão o cenário, mas vamos ver", disse ele, demonstrando esperança.
"Temos que fazer as coisas para que todos estejam no mesmo nível, mas o espetáculo não pode ser alterado; não estamos pensando nisso e não vamos fazer isso."
Comparações entre Rossi e Marquez
Ezpeleta não "fará comparações" entre Valentino Rossi e Marc Marquez. Já se passaram 10 anos desde o infame ‘conflito’ entre Marquez e Rossi em Sepang, um incidente que, em última análise, levou a um racha entre a lenda italiana e a MotoGP.
Quando questionado se Marquez, agora em seu auge, pode preencher o vazio deixado por Rossi, Ezpeleta respondeu: "Não gosto de fazer comparações. Valentino conquistou muitos títulos e alcançou muito, no começo e depois estendendo sua carreira. Eles são dois grandes campeões, e fazer comparações apenas aumenta a ‘confusão’ em torno dessas figuras. Marc é Marc, que é muito bom. E Vale também, e isso não está em discussão."
O que é claro é que Marquez retornou mais forte do que nunca, após ter estado próximo da aposentadoria devido a lesões, e agora ocupa seu lugar entre os maiores atletas da história.
Ezpeleta afirmou: "Pessoalmente, eu tinha certeza de que ele retornaria a esse nível. Acompanhei toda sua lesão e recuperação, e ao ver ele e os médicos, eu sabia que ele conseguiria." Ele também destacou a habilidade de Marquez em gerenciar sua carreira, ao deixar um contrato que o remunerava muito bem [na Honda] para se transferir para um lugar que era importante para ele (Ducati). "Quando alguém tem tanta clareza sobre algo, isso significa que sabe que pode fazer."
Por fim, Ezpeleta ressaltou: "Marquez não recebeu a importância global que merece."