Lando Norris e o Título de Campeão Mundial
O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, acredita que o novo campeão mundial, Lando Norris, possui a personalidade necessária para carregar a coroa do campeonato. No entanto, Domenicali ressalta que, para isso, Norris deve "continuar sorrindo".
Expectativas de Domenicali
Em uma conversa com a Sky Sports, após o piloto confirmar seu lugar na história com uma campanha bem-sucedida em Abu Dhabi, o dirigente da F1 destacou as expectativas em relação ao novo campeão, além de detalhar as características de personalidade que, segundo ele, beneficiam o britânico.
Domenicali declarou: “Ele é muito positivo, jovem, energético, com uma personalidade que é diferente das demais. Portanto, eu acho que, se você vai fazer isso, precisa manter uma coisa que sempre disse a ele: mantenha o sorriso. Continue sorrindo. Você precisa ter energia positiva”.
O CEO da F1 também comentou sobre a responsabilidade que os jovens pilotos têm, afirmando: “Às vezes, eles são jovens, então estão fazendo um trabalho incrível. Eles são um modelo a ser seguido para muitas pessoas. Portanto, eles precisam se lembrar de que são um talento único. Mas eu sempre digo a ele, não, não há segredos”.
Desafios na Temporada de 2025
A temporada de 2025 foi desafiadora para Norris, que cometeu erros no início do campeonato, o que permitiu que seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, assumisse a liderança na classificação de pilotos. Para complicar ainda mais, uma pressão adicional surgiu com a recuperação tardia do piloto da Red Bull, Max Verstappen. Apesar da pressão intensa, Norris conseguiu resistir, terminando em terceiro lugar em Abu Dhabi, dois pontos à frente do holandês.
Reflexões de Norris sobre Mudanças Mentais
Norris compartilhou suas reflexões sobre as mudanças mentais em uma conversa com a Sky Sports F1. Ele afirmou: "A primeira temporada foi muito difícil, e tenho certeza de que foi ainda mais difícil para outros. A equipe me deu um carro incrível neste ano, que facilitou minha vida em vários momentos".
Continuando, ele disse: "Às vezes, eu lutei contra Oscar, que fez um trabalho incrível. Estou feliz por ter tido o Oscar nos últimos três anos, mesmo ele sendo muito mais novo nisso do que eu. Aprendi muito com ele, e ele me superou muitas vezes".
O piloto acrescentou: "Consegui aprender muito com Oscar, e eu não seria o piloto que sou hoje sem isso, assim como com Carlos [Sainz] e Daniel [Ricciardo], mas o Oscar me fez cavar ainda mais fundo do que nunca, porque, até a metade da temporada, ele estava se saindo melhor do que eu e fazendo um trabalho mais consistente".
Preparação Mental Durante a Pausa de Verão
A pausa de verão ofereceu a Norris a oportunidade de se preparar mentalmente para suportar a pressão de uma disputa pelo campeonato. Ele comentou: "Depois de Zandvoort, foi difícil. Mas eu tive uma boa pausa e fiz tudo o que precisava. Isso não é apenas dirigir melhor na pista; há muitas outras coisas que acontecem nos bastidores que eu tive que fazer pessoalmente para me tornar melhor e mais resiliente, para extrair mais de mim mesmo – seja isso o tempo de volta delta, pequenas coisas que ninguém saberá por anos. Isso tudo faz parte dos dois pontos que eu ganhei".
Dessa forma, Norris se mostra ciente da importância da preparação mental e das experiências passadas, tanto com seus companheiros de equipe quanto com os desafios enfrentados ao longo da temporada, enquanto se esforça para se manter competitivo e positivo em sua trajetória na Fórmula 1.