Destaque para Doriane Pin
O chefe da equipe Mercedes de Fórmula 1 e CEO, Toto Wolff, elogiou Doriane Pin, campeã da F1 Academy 2025, após a jovem de 21 anos ter se destacado na série de corridas exclusivamente feminina.
Ascensão na F1 Academy
A piloto francesa se juntou à Mercedes Junior Team em 2024, quando começou sua temporada de estreia na F1 Academy. Após terminar sua primeira temporada na competição na segunda posição, ela retornou em 2025 com o objetivo de conquistar o título. Ao longo das sete etapas do campeonato, Pin acumulou 172 pontos, suficientes para garantir a vitória sobre Maya Weug, que terminou na segunda colocação.
Comentários de Toto Wolff
"Sim, Dori tem sido uma grande adição à equipe. Seu histórico é um pouco diferente, pois ela veio do karting e depois passou por carros de turismo e GT, além de ter realizado boas performances em protótipos", explicou o chefe da equipe durante um vídeo de análise da Mercedes.
"Mas então ela entrou na F1 Academy e se destacou. Ela venceu o campeonato. É uma jovem determinada que sabe pilotar e, em termos de personalidade, ela se encaixa na Mercedes, se encaixa na equipe. É um prazer vê-la trabalhando."
Futuro de Doriane Pin
O próximo passo da piloto ainda não está claro, mas ela expressou interesse em continuar com a Mercedes. "Podemos decidir para onde queremos ir. Ainda não sabemos para onde estamos indo, pois terminamos a temporada em meados de novembro, então já está um pouco tarde", afirmou Pin em entrevista à Goodwood. "Com certeza, tomaremos algumas decisões nas próximas semanas. O objetivo é, esperamos, permanecer com a Mercedes, para que possamos ter uma carreira de sucesso juntos e longa."
A piloto também mencionou que, ao terminar a temporada em conjunto com a equipe, haverá uma discussão completa sobre o futuro.
Preferências de Corrida
Ela acrescentou: "Eu gosto tanto de monopostos quanto de carros esportivos, obviamente, porque são de alto nível, e você sempre compete com os melhores do mundo."
"Quando corri no WEC, era muito competitivo e um campeonato muito bonito, mas os monopostos têm sido uma experiência realmente boa nos últimos dois anos."