Toprak Razgatlioglu: Um Talento Especial na MotoGP
O novo piloto da Pramac Yamaha na MotoGP, Toprak Razgatlioglu, é considerado um “talento muito especial” capaz de “fazer mágica” sobre uma motocicleta. Esta é a avaliação de Sylvain Guintoli, que teve a oportunidade de observar as habilidades do atual campeão mundial de Superbike durante seu trabalho com a equipe de testes da BMW.
Guintoli, que competiu no Campeonato Mundial de Endurance (EWC) na temporada passada, além de atuar como comentarista de MotoGP na TNT Sports, acredita que Razgatlioglu se tornará uma “arma poderosa” quando a categoria principal mudar para motocicletas de 850cc e pneus Pirelli em 2027. Até lá, a principal dúvida é quão rapidamente Razgatlioglu conseguirá se adaptar às motos atuais de 1000cc equipadas com pneus Michelin em sua temporada de estreia, e quão competitiva será a nova máquina V4 da Yamaha.
Adaptação e Desafios na Nova Temporada
“Tudo se resume à adaptação a um pacote diferente”, afirmou Guintoli ao Crash.net. “A próxima temporada será uma grande mudança para Toprak. Devido aos pneus e aos dispositivos de ajuste de altura, uma moto de MotoGP precisa ser pilotada de forma diferente.”
Guintoli destacou que Razgatlioglu é um dos pilotos que consegue realizar manobras que ninguém mais consegue. “Ele é um talento muito, muito especial”, completou. “É difícil prever. Certamente será muito para assimilar, e também não sabemos quão competitiva será a equipe da Yamaha. Portanto, isso é mais uma incógnita.”
“Acredito que em 2027 – obviamente, o DNA dos pneus Pirelli combina muito com seu estilo, e sabemos o quão rápido ele pode ser com, por exemplo, motos mais convencionais, sem dispositivos de ajuste de altura, como nas superbikes. Então, eu acho que em 2027 ele será uma verdadeira arma.”
Sobre a temporada de 2026, Guintoli observou que há uma incerteza quanto à rapidez com que Razgatlioglu poderá se adaptar. “Mas, claramente, Toprak é extremamente talentoso. Ele é um dos caras especiais”, afirmou.
Expectativas para o Desempenho de Razgatlioglu
Quando questionado se Razgatlioglu deve tratar 2026 apenas como um ano de aprendizado antes das mudanças regulatórias, Guintoli não descarta a possibilidade de uma surpresa durante a temporada de estreia. “Vamos ver! Espero realmente que ele esteja lá desde o início, mas será um grande desafio. Essa transição não é fácil, e você precisa usar a moto de uma maneira muito diferente”, respondeu.
“Ele conseguirá se destacar nas mesmas fases de pilotagem em que se destacou na BMW? Será que ele conseguirá replicar isso e obter uma vantagem sobre as motos de MotoGP em relação aos outros pilotos da categoria?”
“Não sei! É isso que vamos descobrir”, continuou. “Toprak sabe que provavelmente será difícil no começo, mas é uma perspectiva empolgante vê-lo na MotoGP!”
Após pilotar ao lado de seus rivais da MotoGP pela primeira vez no teste de Valência em novembro, Razgatlioglu tentará a versão mais recente da nova Yamaha V4 durante o teste de Shakedown em Sepang, que ocorrerá no final deste mês.
Sylvain Guintoli está se preparando para correr a Maratona de Londres de 2026, vestindo sua roupa de corrida, em memória de seu filho Luca.
Para apoiar Guintoli na arrecadação de fundos para a instituição de caridade de câncer infantil PASIC, visite: https://2026tcslondonmarathon.enthuse.com/pf/sylvain-guintoli