Romain Grosjean revela design especial de capacete para retorno à Fórmula 1
Romain Grosjean apresentou um design especial de capacete para sua volta a um carro de Fórmula 1. O piloto franco-suíço participará de um teste com carros anteriores da sua antiga equipe, a Haas.
Capacete da última corrida que não aconteceu
Grosjean informou que usará o capacete que estava destinado a ser utilizado em sua última corrida de Fórmula 1, que deveria ter ocorrido em Abu Dhabi, em 2020, caso ele tivesse conseguido competir.
"Este é o capacete que eu deveria ter usado na minha última corrida de Fórmula 1 em Abu Dhabi, em 2020. Obviamente, isso não aconteceu. Mas aqui estamos em Mugello, e cinco anos depois, o capacete ainda está aqui", disse Grosjean.
Ele continuou explicando que o capacete foi atualizado com novos adesivos e patrocinadores da equipe MoneyGram Haas F1. "Estou feliz em usá-lo. É engraçado ver os desenhos dos meus filhos de cinco anos atrás. Eles cresceram, acho que fariam um pouco diferente, mas estou muito orgulhoso de estar usando esse capacete no carro da Haas F1 e animado para dar algumas voltas em um carro de Fórmula 1", acrescentou.
Acidente no Grande Prêmio do Bahrein
Grosjean sofreu um grave acidente na primeira volta do Grande Prêmio do Bahrein de 2020, quando seu carro da Haas F1 colidiu com a barreira e pegou fogo. Por sorte, Grosjean saiu do incidente com queimaduras nas mãos e nas pernas.
Após se recuperar do acidente, Grosjean fez a transição para a IndyCar Series em 2021, competindo inicialmente pela equipe Dale Coyne. Ele posteriormente se transferiu para a Andretti em 2022 e 2023 e, finalmente, para a Juncos Hollinger em 2024. Atualmente, ele compete no Campeonato IMSA SportsCar pela Lamborghini e é piloto reserva da Prema na IndyCar Series.
Retorno à Fórmula 1
Grosjean expressou sua empolgação com o retorno ao volante de um carro de Fórmula 1, afirmando: "Bem, de volta a um carro de Fórmula 1 cinco anos depois com a Haas. Agradeço ao Gene [Haas] e ao Ayao [Komatsu], que tornaram isso possível".
"Mugello é uma das minhas pistas favoritas no mundo, então estou muito animado com isso. Acho que ainda me lembro de todos os botões no volante. Mas, claro, há muita emoção envolvida. A última vez que sentei em um carro de Fórmula 1 não foi uma experiência agradável, mas aqui estamos e mal posso esperar", completou.
Equipe e memórias
Grosjean mencionou que muitos membros da equipe estarão presentes, incluindo aqueles que estavam com ele desde o primeiro dia da Haas em 2016, quando a equipe competiu em sua primeira corrida na Austrália e conquistou seus primeiros pontos. "Claro, há Ayao, Dom, Rob-Dob, Pup… vou nomear muitos, mas estou apenas empolgado, agradecido, e mal posso esperar para voltar a um carro de Fórmula 1 e realmente aproveitar como são os novos – o de 2023 que nunca consegui dirigir", comentou.
O ex-piloto da Fórmula 1 ingressou na Haas em sua estreia no campeonato em 2016, depois de ter pilotado pela Lotus de 2012 a 2015.