Lançamento da Nova Pintura do Time Pertamina Enduro VR46
O time Pertamina Enduro VR46 revelou sua nova pintura para a temporada de 2026 da MotoGP, que será utilizada pelos pilotos Fabio di Giannantonio e Franco Morbidelli. A cor fluorescente amarela, característica do proprietário da equipe, Valentino Rossi, permanece presente. Contudo, a nova combinação de cores ‘Black and Light’ apresentada em Roma remove o fundo branco que era utilizado anteriormente.
Declarações de Valentino Rossi
“Esta é a terceira temporada em que usamos muito amarelo, nossa cor,” afirmou Rossi. “Nos últimos dois anos, combinamos o amarelo com o branco. Mas para este ano, queríamos algo diferente, um pouco mais agressivo. Os mecânicos ficarão muito felizes, porque com o branco, eles gastaram muito tempo limpando! O branco é mais elegante, mas o preto é mais voltado para as corridas, então esperamos que eles sejam mais rápidos do que no ano passado.”
Contexto da Equipe VR46
A temporada de 2026 marca a quinta temporada da VR46 na classe principal e a segunda com status de equipe apoiada pela fábrica da Ducati, um status que foi herdado após a mudança da Pramac para a Yamaha. Apesar de utilizar a mais recente máquina Desmosedici para di Giannantonio, os pilotos da VR46 foram os únicos da Ducati que não venceram uma corrida na temporada passada. Assim, as únicas vitórias da equipe na MotoGP ainda datam de 2023, quando Marco Bezzecchi conquistou os triunfos.
Desempenho dos Pilotos
Di Giannantonio, no entanto, superou Morbidelli ao garantir sua melhor classificação na carreira, terminando em sexto no campeonato mundial como o quarto melhor piloto da Ducati, com quatro pódios em domingos e cinco pódios em corridas Sprint. O ex-vice-campeão da equipe Petronas Yamaha, Morbidelli, obteve quatro pódios durante sua temporada de estreia na VR46, que foi interrompida por lesões nas corridas do Sachsenring e de Valência.
Equipamentos para 2026
Para a temporada de 2026, di Giannantonio competirá novamente com a moto da Ducati em especificação de fábrica, enquanto Morbidelli continuará a utilizar uma moto satélite de um ano atrás. A VR46 declarou que recusou a opção de uma segunda máquina oficial, que foi posteriormente concedida ao piloto Alex Marquez, da equipe Gresini, vice-campeão.
Situação Contratual dos Pilotos
Assim como a maioria dos pilotos da MotoGP, ambos os pilotos da VR46 estão sem contrato ao final desta temporada. O ex-piloto da VR46, Bezzecchi, e seu colega de equipe da fábrica Aprilia, Jorge Martin, irão revelar suas cores para a MotoGP em 2026 na próxima quinta-feira.
Conclusão
O time Pertamina Enduro VR46, sob a liderança de Valentino Rossi, se prepara para enfrentar a temporada de 2026 com uma nova identidade visual e expectativas renovadas, enquanto busca melhorar seu desempenho na competição.