Reconhecimento Para Gresini
Alex Marquez acredita que a obtenção de uma moto Ducati MotoGP de especificação de fábrica é mais uma recompensa para a equipe Gresini do que para ele próprio, afirmando que a equipe não recebe o respeito que merece por suas conquistas no paddock.
Expansão da Alocação de Motos
Na semana passada, foi anunciado que a Ducati expandirá sua alocação de motos de fábrica de três para quatro para a temporada de 2026. Ambas as equipes Gresini e VR46 receberão uma moto de última especificação cada, além de duas reservadas para a equipe principal.
Esta será a primeira vez na história que a Gresini contará com uma moto de fábrica desde que se separou da Aprilia e se tornou uma equipe independente em 2022.
A Trajetória da Gresini
Nos últimos quatro anos, a Gresini tem sido a mais "independente" das equipes satélites da Ducati, operando com pouco apoio de Borgo Panigale. Apesar disso, a equipe desfrutou de um imenso sucesso, com a vitória de Alex Marquez no Grande Prêmio da Catalunha marcando o décimo triunfo da equipe com a Ducati.
Marquez, que competirá no mesmo modelo GP26 no próximo ano como parte de seu contrato, afirmou que a equipe fundada pelo falecido Fausto Gresini deve ser elogiada pelo que conseguiu na MotoGP com recursos limitados.
Expectativas de Alex Marquez
“Estou totalmente animado. Acho que é uma recompensa para a equipe”, disse Marquez. “Se você olhar historicamente, no primeiro ano com Enea, no segundo comigo e com Diggia [Fabio di Giannantonio] vencendo uma corrida, depois com Marc, e este ano comigo, [a equipe alcançou muito sucesso]”, acrescentou.
“É realmente inacreditável o que uma pequena equipe pode fazer, porque muitas vezes no paddock não recebem o respeito que a Gresini merece. Eles são uma equipe incrível. Então, é realmente uma boa notícia, muito bom ouvir isso da equipe.”
Mudanças na Estrutura da Ducati
Quando foi revelado em junho de 2024 que a Pramac deixaria o grupo da Ducati após 20 anos, foi a equipe de Valentino Rossi que se beneficiou da mudança, com Fabio di Giannantonio recebendo a terceira e última GP25 para 2025.
Isso significa que a Gresini foi a única equipe da Ducati no grid deste ano que não tinha equipamento de fábrica. No entanto, enquanto a posição da VR46 dentro da Ducati permanece inalterada para 2026, o status da Gresini será elevado, com Alex Marquez recebendo a mesma moto que di Giannantonio e a dupla de fábrica Marc Marquez e Francesco Bagnaia.
Novas Responsabilidades
O jovem Marquez admitiu que haverá mais responsabilidade sobre a Gresini no próximo ano, mas está ansioso para estar em condições mais iguais com a equipe de fábrica, que tem sido dominante.
“Sabemos que seremos mais responsáveis em muitas coisas, mas é muito bom ver e saber que teremos essa moto de fábrica para nos aproximar e ter as mesmas condições que a equipe de fábrica”, afirmou.
“Especialmente, os testes mudarão bastante. Durante o fim de semana, você também precisa priorizar o desempenho, em vez de tentar muitas coisas. Mas é verdade que em alguns fins de semana teremos um novo item, uma nova peça ou algo que precisaremos testar, mas, no final, não podemos perder o foco que é o desempenho.”