Desempenho da ART Grand Prix na Temporada Anterior
O quarto lugar geral na temporada passada não representa toda a história da ART Grand Prix – havia potencial para mais, e a equipe francesa está determinada a alcançar esse objetivo nesta temporada. Ao longo da história do Campeonato FIA de Fórmula 3, a ART só não conseguiu terminar entre os três primeiros em duas ocasiões, e, portanto, retornar a esse patamar será a meta mínima para a campanha de 2026.
Há muitos motivos para otimismo, e com a contratação de três novos pilotos para ajudar a equipe a alcançar suas metas, analisamos como a ART pode se sair nesta temporada.
Retorno ao Top 3
Após conquistar uma vitória em corrida e mais cinco pódios, o quarto lugar geral foi um resultado razoável, mas a equipe está ansiosa para melhorar esse desempenho em 2026. A ART tem sido uma equipe de ponta na maior parte de sua trajetória na F3, conquistando vitórias em todas as temporadas, exceto em uma, até o momento, e sempre esteve presente nos pódios a cada temporada até agora.
A consistência em alcançar esses resultados destaca a velocidade pura da equipe e sua capacidade de colocar carros competitivos na pista, mas a ART buscará tornar os resultados entre os três primeiros uma ocorrência muito mais regular daqui para frente. Um pódio na classificação do Campeonato será o alvo, representando um avanço em relação à posição em que se encontraram na temporada passada, e tanto a equipe quanto seus pilotos parecem mais do que capazes de alcançar esse objetivo.
Os Três Pilotos que Assumem a Missão
A equipe anunciou um line-up completamente novo, que promete muito com base em seus sucessos recentes em outras competições. Primeiramente, Taito Kato faz parte da estrutura da ART nas categorias de base, após conquistar o Campeonato Francês de F4 em 2024. As temporadas na Fórmula Regional do Oriente Médio e na versão europeia com a equipe francesa proporcionaram a ele experiência, o que deve facilitar sua adaptação em sua estreia na F3. Kato também obteve um resultado entre os cinco primeiros em Macau com a ART em sua primeira visita ao circuito no final do ano passado.
Essa familiaridade ajudará a reduzir o tempo de adaptação, pois ambas as partes sabem o que esperar uma da outra. O foco poderá ser direcionado para extrair desempenho enquanto ele se acclimata ao Campeonato.
Ao lado dele, dois outros novatos se juntam à equipe, sendo Kanato Le o próximo da lista. O piloto japonês também possui um histórico anterior com a ART Grand Prix, tornando-se um vencedor de corrida com a equipe na temporada de FRME 2025 e competindo no Campeonato Europeu também sob as cores da equipe.

Le tem aprimorado suas habilidades antes da temporada de F3 de 2026 com uma campanha na série Fórmula Regional Oceania Trophy, onde conquistou múltiplos pódios e atualmente ocupa a segunda posição na classificação, com duas etapas restantes.
Fechando a formação da equipe para este ano está Maciej Gladysz, que em suas duas temporadas em monopostos, finalizou entre os três primeiros em três das quatro séries nas quais competiu. O terceiro lugar no Campeonato Espanhol de F4 e na Fórmula Winter Series foi seguido pela vitória no Eurocup-3 Campeonato de Inverno Espanhol e pela décima posição em sua campanha de estreia no Eurocup-3.
Gladysz afirmou que seus preparativos durante os testes pós-temporada foram extremamente úteis para se familiarizar com a equipe e o carro da ART, e ele espera manter sua impressionante forma na F3 este ano.