Teste de Pneus em Phoenix
Will Power completou uma primeira experiência positiva na pista com a equipe Andretti Global durante um teste de pneus realizado no Phoenix Raceway na quarta-feira. O piloto australiano de 44 anos vestia um macacão preto e pilotava um Honda número 26, em sintonia com a uniformidade da equipe. Juntamente com seu ex-colega de equipe da Team Penske, Josef Newgarden, ele participou da atividade em um tri-oval de 1 milha, como parte da preparação da Firestone para o teste aberto programado para os dias 17 e 18 de fevereiro, em antecipação ao final de semana de corridas da IndyCar em conjunto com a NASCAR, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de março.
Detalhes do Teste
A sessão de testes consistiu em quatro horas de atividades na pista, cuja finalidade foi a confirmação de dados após uma saída anterior de dois dias em novembro com Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, e Alexander Rossi, da Ed Carpenter Racing. A Firestone confirmou ao Motorsport.com que este teste foi uma continuação do desenvolvimento de pneus para supervelocidade, destacando que o pneu dianteiro direito apresenta características significativamente diferentes de tudo que foi utilizado na IndyCar até o momento. Este novo pneu é mais largo do que o pneu dianteiro direito atual da fabricante, possuindo características únicas na construção que, devido à largura, aumentam a aderência em curva.
Condições e Adaptação
As condições climáticas durante o teste foram nubladas, com temperaturas em torno de 13 graus Celsius na maior parte do dia. Entretanto, as temperaturas frias não foram o único fator ao qual Power precisou se adaptar, especialmente após ter passado 17 temporadas anteriores na Team Penske.
“É engraçado, você se sente muito deslocado, mas assim que entra no carro e começa a andar, você percebe que é apenas um ‘Ah’”, disse Power em um vídeo disponibilizado pela IndyCar. “É um carro da Indy. Está passando pelos mesmos processos. Os primeiros treinos foram muito bons. Agora temos bastante trabalho pela frente. É bom sentir o motor Honda, que é muito bom. Estou definitivamente ansioso para estar entre mais carros e ver onde nos posicionamos.”
Interação com a Equipe
Power, que é bicampeão da série e campeão da Indianapolis 500 de 2018, também estava se familiarizando com a nova equipe, especialmente com seu engenheiro de corrida, Andy Listes.
“Sim, apenas aprendendo o nome de todos”, comentou Power. “Obviamente, estou trabalhando em estreita colaboração com meu engenheiro, Andy, neste momento, o que é bom. É apenas o que costuma acontecer. Você está tentando entender como tudo funciona nesta equipe.
“Estive em outra equipe, a Penske, por 17 anos, então tudo era como uma segunda natureza; você não pensava em nada. Aqui, você precisa ajustar a posição do volante, dos pedais e do acolchoamento, e apenas coisas básicas como essas. Mas, tudo está indo bem.”
Recordações de Phoenix
Quando a série IndyCar competiu pela última vez em Phoenix, em 2018, Power iniciou a corrida na terceira posição e liderou 80 voltas antes de ser obrigado a abandonar devido a um contato após 153 voltas. Ele não se esqueceu disso.
“Tenho negócios inacabados aqui”, declarou Power. “Tive algumas oportunidades de vencer e não deu certo. Mas eu gosto deste lugar. Gosto da área, da cidade. Sim, vai ser divertido.”
“Eu acho que é bom para nós termos um teste aberto aqui, porque sinto que, olhando para os resultados do passado, é um lugar onde precisamos melhorar, então teremos bastante tempo. Vai ser divertido.”