Grande Prêmio de Las Vegas
O Grande Prêmio de Las Vegas, que ocorrerá neste fim de semana, marcará o início de uma sequência de três corridas que se estenderá até o final da temporada de 2025, com a última prova programada para 7 de dezembro em Abu Dhabi. Durante esse período, será decidido o campeonato de pilotos da Fórmula 1, assim como várias posições na classificação de construtores, o que representa uma considerável quantia em prêmios para as equipes.
Preparativos para a Nova Geração de Carros
Embora quase todas as equipes da Fórmula 1 ainda tenham disputas a enfrentar até o final da temporada, elas também estão trabalhando arduamente na preparação para a próxima geração de carros, que começará a competir em 2026. Essa nova geração contará com uma grande reformulação técnica tanto para os chassis quanto para as unidades de potência.
Com os testes de pré-temporada programados para começar em 26 de janeiro em Barcelona — exatamente um mês antes do início dos testes deste ano — as equipes estão se esforçando para finalizar o design e a construção de seus novos carros mais rapidamente do que nunca. Além disso, se elas pretendem realizar dias de filmagem ou shakedown com suas novas máquinas, será necessário que comecem a trabalhar intensamente logo nos primeiros dias do novo ano.
Declarações de Steve Nielsen
“I was in the factory last week, and I saw the chassis. That’s much earlier than I’ve experienced before,” afirmou Steve Nielsen, diretor-geral da Alpine, em entrevista ao Motorsport.com.
“Normalmente, o chassis aparece por volta do final de dezembro ou início de janeiro. Portanto, tudo está acontecendo mais cedo, porque nosso primeiro teste será na terceira semana de janeiro”, acrescentou.
“Assim, todas as pessoas que você vê aqui (na pista) provavelmente terminarão em Abu Dhabi, voltarão para casa, cumprimentarão suas famílias no Natal e, em seguida, estarão de volta à fábrica construindo carros para os testes novamente”, continuou Nielsen.
"O somatório de tudo isso é uma pressão considerável, não apenas em Enstone, mas em toda a Fórmula 1, porque o inverno será mais curto do que tem sido há muito tempo", completou.
Cronograma para o Carro de 2026
Com as equipes também precisando passar nos testes de colisão da FIA para homologar seus novos chassis — um processo que geralmente ocorre em dezembro e janeiro — Nielsen forneceu mais detalhes sobre o cronograma esperado da Alpine para seu carro de 2026 e como o trabalho na fábrica está acelerando em direção ao carro do próximo ano.
“O carro existirá em uma peça — não finalizado, mas existirá em uma peça, eu diria, até meados de dezembro, porque ele precisará estar na pista três semanas depois”, disse Nielsen.
“Temos o Natal no meio disso. Portanto, se você andar pela fábrica agora, o chassi está lá, embora não esteja pintado, é claro, e ainda não tenha sido usinado. Temos o teste de colisão, que é um grande marco, em duas ou três semanas. Mas todas as máquinas da fábrica estão produzindo peças para os carros de 2026”, detalhou.
Testes da Temporada de 2026
Os testes para a temporada de Fórmula 1 de 2026 começarão com uma sessão privada em Barcelona de 26 a 30 de janeiro, antes de mais duas sessões programadas para 11 a 13 de fevereiro e 18 a 20 de fevereiro em Bahrain.
Antes dos testes, a Red Bull já anunciou que revelará as pinturas de seu carro de 2026, assim como a de sua equipe irmã Racing Bulls, em um evento que ocorrerá em Detroit, Michigan, em janeiro de 2026.