Desempenho de Max Verstappen no Grande Prêmio do México
Max Verstappen declarou que seu carro da Red Bull na Fórmula 1 "simplesmente não está funcionando" durante o Grande Prêmio do México, após ter se qualificado em quinto lugar no sábado. O atual campeão mundial reacendeu a disputa pelo título com sua terceira vitória em quatro corridas no Grande Prêmio dos Estados Unidos na semana passada, reduzindo a diferença para o líder Oscar Piastri para 40 pontos.
Situação do Campeonato
Essa situação deixou Verstappen em uma posição em que seu destino estava em suas próprias mãos, mas ele ainda precisaria de um desempenho quase perfeito nas cinco corridas finais para superar Piastri e o segundo colocado Lando Norris. No entanto, o piloto holandês encontrou um primeiro obstáculo na Cidade do México, pois não conseguiu evitar que seu Red Bull RB21 escorregasse na pista de alta altitude do Autódromo Hermanos Rodríguez, terminando a qualificação em quinto lugar após o superaquecimento dos pneus.
Desempenho de Lando Norris
Enquanto isso, Lando Norris conquistou uma pole position dominante, buscando assumir a liderança do campeonato, enquanto Piastri começará apenas na sétima posição no domingo. Verstappen comentou: "Acho que não fomos muito bons durante toda a temporada com o superaquecimento dos pneus, e isso é realmente um grande problema aqui." Ele finalizou a qualificação quase meio segundo atrás de Norris, explicando que a altitude faz com que o carro deslize e os pneus aqueçam rapidamente, algo que não favorece a sua equipe.
Desafios Técnicos
Verstappen e a Red Bull haviam feito muitos progressos nas semanas recentes para melhorar o equilíbrio do carro e as alturas de suspensão, mas não conseguiram replicar esse desempenho devido à falta de aderência na superfície de baixa tração do México. "Você pode fazer muito com o equilíbrio, mas claro que isso não resolve tudo", destacou. "Por exemplo, em Austin, éramos muito rápidos, mas se você olhar a corrida, sempre temos que administrar muito mais em certas curvas do que, digamos, um McLaren ou uma Ferrari. Mas em Austin, o carro estava bom, então você consegue esconder isso. Aqui, se você não tem nem um bom equilíbrio, ou pelo menos não tem aderência, então acabou."
Verstappen tentou várias direções de configuração, mas nenhuma delas funcionou. "Talvez uma direção dirija um pouco melhor que a outra, mas ainda estávamos muito lentos com essa também." Seu desempenho foi evidenciado pela sua tendência a deslizar na rápida curva 9 à esquerda, tendo que corrigir grandes momentos de sobresterço. Quando questionado pela Motorsport.com sobre qual era o problema, ele respondeu: "Bem, basta assistir ao onboard e aumentar o volume, então você ouvirá o que está acontecendo lá", sugerindo que o carro estava batendo nos buracos da pista.
Perspectivas para a Corrida
O conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, acredita que um lugar no pódio ainda é possível no domingo, mas Verstappen não está muito confiante. "Claro, se dois carros da frente desistirem… Não adianta criar falsas esperanças. Não vai acontecer neste fim de semana. E se nada de louco acontecer para mim, então não vai acontecer. É assim que é", afirmou.
Verstappen está plenamente ciente das implicações para o campeonato se suas previsões se confirmarem e Norris conquistar 25 pontos no domingo. "O grande problema, claro, é que Lando está começando na frente", reconheceu. "Não estamos tão longe de Oscar em termos de pontos, mas sabíamos que teríamos que ser perfeitos até o final. Então, isso não é ideal, claro."