Mercedes Descontinua Projetos em Vela e Consultoria Tecnológica
Declaração de Toto Wolff
O chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, confirmou que a Mercedes está encerrando seus planos no setor de vela da America’s Cup e na consultoria tecnológica. A decisão foi tomada para que a equipe possa priorizar a temporada de Fórmula 1 deste ano.
Foco Exclusivo na Fórmula 1
Em entrevista ao veículo Forbes, o CEO e chefe da equipe Mercedes foi direto sobre os motivos que levaram a Brackley a abandonar esses programas. “Não queremos mais fazer isso. Somos uma equipe de corrida de Fórmula 1. Não queremos ir à vela. Não queremos praticar nenhum outro esporte. O foco completo deve ser somente na Fórmula 1," afirmou Wolff.
Divisão de Ciência Aplicada da Mercedes
A Mercedes tinha planos de utilizar sua divisão de Ciência Aplicada, lançada em 2019 como uma empresa separada sob a bandeira da equipe, para atuar na vela competitiva. O objetivo era aproveitar o desempenho em engenharia e aerodinâmica da equipe, além de sua forte infraestrutura de simulação e fabricação, para cumprir sua parceria com a INEOS.
Parceria com a INEOS
A equipe também havia estabelecido uma parceria com a INEOS no ciclismo. Sir Jim Ratcliffe, fundador e presidente da INEOS, comentou sobre a colaboração, dizendo: “Aproveitar a expertise inigualável e o sucesso da equipe de Fórmula 1 da Mercedes para apoiar nossas ambições esportivas em vela e ciclismo é uma proposta empolgante para nós. Assim como no ciclismo e na vela, a Fórmula 1 é um esporte que combina com sucesso o desempenho humano e de máquinas, portanto, estamos em uma posição forte para aprender uns com os outros. A colaboração e a inovação são partes fundamentais do sucesso em nossas equipes esportivas, o que é fortalecido por esta parceria com a Mercedes.”
Evolução da INEOS Britannia
A Mercedes havia designado engenheiros para os projetos, e à medida que a marca evoluiu para a INEOS Britannia, a iniciativa se tornou um esforço conjunto para levar a Grã-Bretanha de volta ao topo da America’s Cup. A equipe chegou à final da 37ª America’s Cup em Barcelona, em 2024, mas foi derrotada pela Nova Zelândia. No ano seguinte, a INEOS se retirou da competição.
Acordo com a Athena Racing
“O acordo que havia sido alcançado com a Athena Racing permitiria que ambas as partes competissem na próxima Copa, mas dependia de uma rápida resolução,” confirmou a INEOS em abril do ano passado. “A INEOS Britannia havia concordado com os termos substanciais muito rapidamente, mas a Athena não conseguiu levar o acordo a uma conclusão em tempo hábil.”
Mudanças Regulatórias em 2026
Com uma série de mudanças regulatórias programadas para 2026, Wolff enfatiza a importância de manter o foco no que é atualmente relevante para a equipe. “A era do efeito solo foi a primeira vez que não conseguimos acertar. A mudança de regulamento de 2026 é o que a Fórmula 1 representa: inovação, alta tecnologia e ser o laboratório mais rápido do mundo.”