Novidade Aeroespacial da Aprilia
A Aprilia anunciou que seu novo pacote aerodinâmico, que foi apresentado durante o teste da MotoGP em Valência, tem como objetivo proporcionar à RS-GP uma faixa de desempenho mais ampla e utilizável. A fabricante de Noale tem se dedicado intensamente ao desenvolvimento aerodinâmico nas últimas temporadas, e deu mais um passo nessa direção na terça-feira, quando tanto Marco Bezzecchi quanto Jorge Martin testaram motos equipadas com novas carenagens.
Alterações nos Testes
Embora a maioria das mudanças tenha sido concentrada na parte frontal da moto, Bezzecchi foi visto utilizando uma asa traseira maior, semelhante às usadas na Fórmula 1, em determinadas partes do teste. De acordo com o diretor técnico Fabiano Sterlacchini, as atualizações refletem o esforço da Aprilia em melhorar o desempenho da moto em toda a volta, em vez de se concentrar em uma única área de destaque.
“Basicamente, uma das características do desenvolvimento aerodinâmico é ‘esticar a cobertura’,” explicou Sterlacchini. “Então, por exemplo, é bastante claro que você tem uma melhor velocidade máxima; em termos de desempenho, você não está melhorando muito o tempo de volta, mas está mais fácil de ultrapassar e gerenciar a corrida.”
Ele acrescentou: “Mas, ao mesmo tempo, para aumentar o arrasto, que é o oposto do que você precisa para a velocidade máxima, você pode melhorar seu desempenho durante a frenagem. Então, tentamos esticar a cobertura em todas as áreas para ter o coeficiente aerodinâmico correto em cada fase da pilotagem.”
Desempenho em Valência
O dia foi positivo para a Aprilia em Valência, com o piloto Raul Fernandez, da equipe Trackhouse, liderando os tempos na RS-GP de especificação 2025, e Bezzecchi finalizando apenas 0,027s atrás, após realizar testes consecutivos nas duas motos. O piloto, que encerrou a temporada com vitórias em Portugal e Valência, fez uma avaliação mista da moto durante um início de dia tumultuado.
“Bem, é diferente, claro, mas sempre não há tempo suficiente para realmente entender,” afirmou Bezzecchi. “Testamos muitas coisas, mas o dia foi um pouco peculiar por causa das condições climáticas. Perdemos muito tempo, muito tempo de pista.”
Ele continuou: “Então, sentimentos mistos, como sempre em testes. Alguns pontos positivos, com certeza, mas também muitas dúvidas, muitos pontos negativos, como sempre em testes. Teremos que analisar tudo bem antes de tomar decisões. Foi apenas um aperitivo.”
Bezzecchi sentiu que o desempenho entre as duas Aprilias era amplamente comparável, mas admitiu que era difícil ter uma noção real da RS-GP de 2026 em um espaço de tempo tão curto. “Era muito similar entre as duas,” disse ele. “Talvez com a nova, eu tenha conseguido o melhor tempo de volta, mas, de qualquer forma, estava meio décimo mais lento com a outra.”
Ele concluiu: “É normal no começo. Eu conheço muito bem a moto desta temporada, acho que fiz 10.000 km com a moto deste ano. Então, em apenas 40 ou 50 voltas com a nova moto, é impossível realmente entender [como ela se comporta].”
Testes Limitados
Apenas Bezzecchi e Martin testaram a moto de 2026 em Valência, já que os pilotos Raul Fernandez e Ai Ogura da Trackhouse não tinham novas peças disponíveis na terça-feira.
Considerações Finais
O desenvolvimento aerodinâmico da Aprilia reflete um compromisso contínuo com a melhoria do desempenho em todas as fases da corrida, buscando um equilíbrio entre velocidade e controle. A equipe terá um trabalho considerável pela frente para avaliar os dados coletados durante os testes e decidir os próximos passos para a temporada futura.