Saída de John Owen da Mercedes
A Mercedes confirmou a saída de seu designer-chefe de longa data, John Owen, de seu cargo na equipe de Fórmula 1.
Detalhes da Resignação
Na manhã de terça-feira, a equipe dos Silver Arrows anunciou que Owen deixará sua função de diretor de design de carros ao longo da temporada de 2026. Segundo a equipe, o profissional decidiu fazer uma pausa na Fórmula 1 e irá auxiliar na transição de seu sucessor antes de iniciar seu período de licença mais tarde neste ano.
Trajetória na Mercedes
John Owen ingressou na equipe em Brackley em 2007 e desempenhou um papel fundamental na conquista dos oito títulos de construtores da Mercedes, que ocorreram entre 2014 e 2021, além dos sete campeonatos de pilotos, conquistados entre 2014 e 2020.
Antes de sua trajetória na Mercedes, Owen atuou como aerodinamicista na Sauber. Ele se juntou à equipe durante a era Honda e permaneceu para a campanha vitoriosa de 2009 da Brawn GP, onde trabalhou como aerodinamicista principal.
Avanços na Carreira
O britânico foi posteriormente nomeado designer-chefe quando a equipe foi adquirida pela Mercedes e foi responsável pelo design de cada um dos 17 carros de Fórmula 1 da marca, incluindo o modelo W17 para 2026.
Agradecimentos e Sucessão
A Mercedes expressou seus melhores votos a Owen, agradecendo pela significativa contribuição que ele fez para o sucesso da equipe. A equipe anunciou que o cargo deixado por Owen será preenchido por meio de uma promoção interna. Giacomo Tortora, que atualmente ocupa o cargo de diretor de engenharia, assumirá como o novo diretor de design de carros da equipe, enquanto o diretor técnico adjunto, Simone Resta, ficará encarregado desse grupo.