Desempenho da Aprilia em Sepang
A equipe Aprilia chegou ao circuito de Sepang com a expectativa de que a moto RS-GP fosse competitiva em um terceiro evento consecutivo, solidificando as esperanças de uma disputa pelo título da MotoGP em 2026. No entanto, após vencer três das quatro corridas anteriores, nas pistas de Mandalika e Phillip Island, a Aprilia deixou Sepang com apenas dez pontos na classificação de construtores, em contraste com os 37 pontos conquistados na Austrália, o que representa a menor pontuação obtida por qualquer fabricante na competição.
Declarações de Marco Bezzecchi
Marco Bezzecchi, piloto da equipe, comentou sobre o desempenho da moto e suas próprias performances durante o fim de semana. Ele terminou a corrida Sprint na sexta posição e a corrida principal em décimo primeiro lugar. “Nós sabíamos que vir aqui seria um pouco mais difícil em comparação com Phillip Island,” afirmou Bezzecchi.
Ele ressaltou que se sentiu “muito, muito melhor” do que na sessão de testes, onde obteve a nona colocação, e por isso ficou razoavelmente satisfeito com seu desempenho. “Mas, claro, ainda temos trabalho a fazer, e eu acho que o comportamento da moto, e em geral do fim de semana, é muito bom para nós, pois descobrimos muitas coisas nas quais podemos trabalhar,” acrescentou.
Processo de Melhoria
Bezzecchi também mencionou que a equipe já possui diversas ideias para melhorias. “Então, no final, é claro que o resultado não é o melhor, mas faz parte do processo, e continuaremos trabalhando, como sempre, para melhorar,” afirmou o piloto.
Dificuldades Encontradas
O piloto italiano destacou que teve “dificuldades para encontrar a melhor maneira de colocar toda a potência no chão” no início do fim de semana, o que contribuiu para que não conseguisse acesso direto ao Qualifying 2, começando a corrida na 14ª posição no grid. Além disso, ele indicou que a escolha errada do pneu dianteiro, optando por um pneu médio em vez de um macio para a corrida, também prejudicou seu desempenho total.
“Não fizemos a escolha correta com o pneu dianteiro, mas, além disso, acho que poderia ter feito uma performance semelhante à de ontem e ficar próximo de Bastianini [7º] ou di Giannantonio [6º],” disse Bezzecchi. Ele ressaltou que não tinha como objetivo a vitória, considerando-a irrealista para aquele dia, mas acreditava que poderia ter feito o melhor possível.
Desempenho de Outros Pilotos
Enquanto Bezzecchi enfrentava dificuldades com o pneu dianteiro médio, o estreante da Trackhouse, Ai Ogura, optou pelo pneu macio e conseguiu terminar uma posição à frente, sendo o melhor piloto da RS-GP na décima colocação. Apesar de ter obtido sua menor pontuação desde a corrida em Catalunya, Bezzecchi ainda ocupa a terceira posição no campeonato mundial, após o vencedor da Sprint, Francesco Bagnaia, ter se aposentado na corrida principal devido a um furo no pneu.
Classificação de Construtores
A Aprilia, por sua vez, mantém uma vantagem reduzida de 30 pontos sobre a KTM na disputa pelo segundo lugar entre os construtores, atrás da Ducati, com apenas as corridas de Portimão e Valência restantes na temporada.