Tecnologia da Apple para a Fórmula 1
Lewis Hamilton afirmou que a tecnologia de câmera personalizada desenvolvida pela Apple para o filme F1: The Movie proporcionou imagens de qualidade muito superior àquelas atualmente utilizadas na cobertura de transmissões da Fórmula 1. Ele expressou sua expectativa de que o campeonato adote essa tecnologia no futuro. Essa declaração foi feita antes do anúncio de que a Apple conquistou os direitos de transmissão da Fórmula 1 nos Estados Unidos a partir de 2026, em um contrato de cinco anos.
Avanços na Captação de Imagens
Em um painel realizado após a exibição do filme pela SAG-AFTRA Foundation, o sete vezes campeão mundial e produtor do filme F1 celebrou o desenvolvimento das câmeras pela Apple, que permitiram aos cineastas capturar imagens de várias perspectivas ao redor do carro.
Hamilton comentou: “O que você está vendo é uma incrível evolução da tecnologia com a Apple e aquelas novas câmeras que projetaram para capturar diferentes ângulos.” Ele acrescentou: “As imagens que temos dos carros são melhores do que o que você vê quando assiste à Fórmula 1. Tenho certeza de que em algum momento a Fórmula 1 vai ver como podemos colocar essas câmeras em nossos carros. Mas elas são bem pesadas, todo o equipamento.”
Desafios na Implementação
Embora a adoção dessa tecnologia dependa do peso, embalagem e possíveis compromissos para as equipes e seus pilotos, tanto a Apple quanto a Fórmula 1 já sinalizaram uma série de novas tecnologias que estão sendo consideradas em vista da parceria que se aproxima.
O diretor Joseph Kosinski comentou sobre o apoio da Apple ao projeto: “É incrível que a Apple tenha depositado sua confiança em nós para filmar um filme dessa forma. Felizmente, conseguimos realizar isso.” O filme já arrecadou US$ 629 milhões nas bilheteiras globais.
Perspectivas Futuras
Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços da Apple, falou após a confirmação do acordo, afirmando: “Durante o processo de produção do filme, recebemos apoio das equipes, dos pilotos e dos fãs. Essa tecnologia de ponta, a inovação e tudo a respeito dela, acreditamos que é uma combinação perfeita entre Apple TV e Fórmula 1, que se tornará o fornecedor exclusivo.”
Cue prosseguiu: “Como você sabe, trouxemos algumas novas tecnologias para a F1 para o filme. E ao olhar para os próximos cinco anos, será muito, muito empolgante inovar e desenvolver novas coisas, e nós podemos experimentar. É muito mais fácil quando controlamos todos os lados.”
Novas Tecnologias em Consideração
Ian Holmes, diretor de direitos de mídia e transmissão da Fórmula 1, acrescentou que outras tecnologias também estão sendo consideradas, incluindo realidade virtual.
Ele afirmou: “Já passamos um tempo, como Eddy disse durante as filmagens do filme, analisando novas tecnologias de câmera, que, em última instância, nos ajudam a criar um produto melhor. Claramente, existem certas oportunidades em AR e VR que podemos explorar.”