Demandas de Lewis Hamilton por Mudanças na Ferrari
Lewis Hamilton tem solicitado mudanças na Ferrari durante toda a temporada desde que se transferiu da Mercedes, e a situação em Maranello continua a se deteriorar. A Ferrari ainda não venceu nenhuma corrida em 2025, ocupando a terceira posição no campeonato de construtores. Hamilton se aproxima da possibilidade de quebrar um indesejado recorde de Kimi Raikkonen, ao se tornar o mais novo piloto da equipe a não conseguir um pódio em um ano calendário.
Desempenho do SF-25 e Desafios Técnicos
Na verdade, essa seria uma primeira vez na carreira do campeão mundial em sua trajetória na Fórmula 1. Este não era o desfecho que Hamilton esperava para sua temporada de estreia na Ferrari, mas a campanha tem sido extremamente frustrante em Maranello. O modelo SF-25 tem se mostrado um carro difícil de extrair o máximo desempenho, com problemas relacionados à altura da suspensão que os afligem desde sua desclassificação dupla em Xangai. Para solucionar essa questão, a Ferrari priorizou uma atualização na suspensão traseira, que foi introduzida em Spa, mas mesmo essa modificação não apresentou resultados satisfatórios.
A equipe ignorou os pedidos de Hamilton e Charles Leclerc, que solicitaram atualizações aerodinâmicas. No entanto, Fred Vasseur, chefe da equipe, estava determinado a seguir com o plano de foco na suspensão traseira, o que resultou em um SF-25 que agora não responde adequadamente às alterações de configuração.
Pressão Interna e Relacionamentos em Tensão
A teimosia da Ferrari em sua operação tem frustrado o sete vezes campeão, que tem insistido em mudanças na equipe. Hamilton enviou documentos privados à Ferrari após a pausa de verão, detalhando maneiras de melhorar o carro e a forma como a equipe se organiza. Contudo, após não observar nenhuma alteração, de acordo com um relatório do Corriere della Sera, Hamilton enviou “outro relatório à alta cúpula” da Ferrari. Ele está “pressionando por mudanças” nos bastidores, enquanto a equipe se aproxima de um período sem vitórias pela primeira vez desde 2021.
O piloto de 40 anos destacou a sua antiga equipe, a Mercedes, e as melhorias que eles realizaram desde 2024, com George Russell conquistando duas vitórias. Até o momento, as sugestões de Hamilton foram ignoradas, e diversos departamentos da Ferrari apresentam “relacionamentos tensos”. Alguns funcionários da Ferrari estão perdendo a fé em Vasseur, apesar de ele ter assinado recentemente um novo contrato de vários anos. O francês enfrenta pressão para ouvir seus pilotos e melhorar a situação da equipe, enquanto os laços da Ferrari com Christian Horner apenas desestabilizam ainda mais o ambiente interno.
Possibilidade de Saídas de Hamilton e Leclerc
A Ferrari possui seis corridas para tentar garantir um final forte em 2025 antes de se preparar para as novas regulamentações da Fórmula 1 em 2026. Após anos de dificuldades com os carros de efeito solo, Hamilton espera que as novas regras resultem em um aumento de desempenho, enquanto Leclerc está ansioso para conquistar resultados expressivos com a equipe de Maranello.
Hamilton pode optar por se aposentar em 2026 caso decida não renovar seu contrato por mais um ano. Ele pode não querer continuar se a Ferrari não conseguir apresentar um pacote competitivo; dado o cenário atual, as perspectivas não são promissoras. Leclerc está perdendo a paciência com a Ferrari, o que levou a rumores de que ele está considerando suas opções para 2027. Quase metade das equipes do grid já foram associadas ao piloto monegasco, incluindo uma possível troca com Oscar Piastri na McLaren.
Piastri tem demonstrado interesse pela Ferrari como uma possível opção para substituir Hamilton. A equipe de Maranello corre o risco de perder seus dois principais pilotos se a situação nos bastidores não melhorar.